quarta-feira, 9 de julho de 2008

Por uma nova agenda global

O ano de 2008 possivelmente será lembrado como o ano em que todos pararam para pensar se estamos no rumo certo. O novo choque do petróleo e a especulação no mercado de commodities viraram o jogo de uma forma que os países desenvolvidos estão incomodados com o novo poder nas mãos de países emergentes do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Tal é que a procura por energia sustentável é o que move alguns setores de ponta.

Entre os autores que discutem o cenário atual, hoje eu gostaria de falar com vocês sobre Jeffrey Sachs e suas propostas "indecentes". Sachs é economista, diretor do Earth Institute da Columbia University e do Projeto Milênio da ONU e autor do livro Common Wealth - Economics for a Crowded Planet.

Sachs propõe 4 metas para reverter as ameaças que nos rondam (essas são as propostas indecentes):

  1. Usar sistemas sustentáveis para geração de energia, exploração da terra e uso de recursos naturais, para minimizar as conseqüências das mudanças climáticas e destruição dos ecossistemas;
  2. Estabilizar a população mundial em 8 bilhões até 2050 através da redução voluntária das taxas de natalidade;
  3. Acabar com a pobreza extrema até 2050;
  4. E, last but not least, adotar uma perspectiva de cooperação para discutir os problemas globais.

Ok... São propostas ousadas, eu sei. Me responda uma coisa: você quer poder curtir o resto da sua vida e dar condições aos seus filhos e netos de fazer o mesmo?

Leia reportagem sobre Jeffrey Sachs em Época Negócios.

Tudo começa com um sonho...

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License