quarta-feira, 2 de julho de 2008

Soyez les bienvenus, capixabas!


Começa hoje o festival L’Espírito Poitou em Celles-Sur-Belle, na França. Esse evento marca o início do intercâmbio entre artistas franceses e capixabas articulado pelo Instituto Quorum (de Vitória) e pelo Patakapara! (da França). O festival que se inicia nesta quarta-feira vai até o dia 6 de julho e, além de contar com 25 artistas de nosso estado, também terá apresentações de locais.

A cidade campestre, localizada no centro-oeste do país francofônico, terá um tempero de moqueca nesse verão, respirando ares de nossa cultura através de música, literatura, teatro, cinema e artes plásticas. O festival recebe apoio da prefeitura de Celles-Sur-Belle e de políticos da região, como a candidata à presidência da França nas eleições de 2007 Segolene Royal.

A prefeitura da cidade francesa vai bancar hospedagem, translado, alimentação e produção das apresentações e shows de nossos queridos conterrâneos. Com excessão da cantora Tammy, a quem tive o privilégio de dar aulas (figura simpaticíssima!), e do cineasta Ricardo Sá – que receberam apoio para a passagem através de um edital da Secretaria de Estado da Cultura – e do ator Reginaldo Secundo – cuja passagem faz parte do apoio dado pelo Ministério da Cultura –, nossos representantes capixabas custearam suas próprias passagens.

Entre os artistas que irão se apresentar, gostaria de destacar a peça O Estranho e o Cavaleiro, com Secundo, a qual assisti na última sexta-feira no SESI Jardim da Penha. A peça é um monólogo excelente, com roteiro que discute tópicos profundos da existência humana, produção de arte super em sintonia com o roteiro, atuação impecável.

OS PARTICIPANTES

Música: Jura Fernandes, Machiavel, Chokolate, ZéMaria, Tammy, Mahnimal, Alexandre Lima Rádio Experienza.

Literatura: Aline Yasmin (poesia).

Teatro: peça O Estranho e o Cavaleiro (grupo Taruíras Mutantes), com Reginaldo Secundo.

Cinema: Ricardo Sá, com os documentários Assim Caminha Regência, Carnaval da Barra do Jucu, Moqueca Capixaba, e as ficções A Sabotagem da Moqueca Real e Enquanto Houver Fantasia.

Artes Plásticas: material gráfico de Rafael Horta.


Fonte: A Gazeta.


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License