sábado, 12 de julho de 2008

A participação dos amigos nas escolhas profissionais de adolescentes

A relação entre as amizades e a escolha profissional é um campo pouco explorado em orientação profissional. Esta dissertação apresenta uma pesquisa realizada com 36 estudantes de Ensino Médio de três escolas particulares e três escolas públicas acerca de sua percepção sobre suas amizades, seu relacionamento com os pais e suas escolhas profissionais. O objetivo era investigar a participação dos amigos na escolha profissional dos estudantes e as implicações da escolha nos relacionamentos tanto com a família como com os amigos.

O papel dos relacionamentos interpessoais no processo de escolha profissional dos adolescentes é um tema complexo e multifacetado. Familiares (especialmente os pais) e professores foram percebidos como uma influência mais direta (ou vertical) nas decisões, enquanto os amigos participaram de modo mais horizontal (por meio de conversas e troca de informações). Os adultos tenderam a influenciar os objetivos (carreira ou curso escolhido) e os amigos a cooperar mais entre si, trocando informações e críticas.

Observamos, nesta pesquisa, relatos sobre os pares tornando-se mais importantes como fontes de apoio social e intimidade, e como apoio para comportamentos exploratórios fora da esfera familiar com o passar do tempo. Os dados revelaram, também, que quando a família exerce forte influência sobre os adolescentes, o poder de influência dos amigos diminui. Observou-se uma complexidade maior que a esperada, não sendo possível indicar somente a influência como o único processo a ser investigado na escolha profissional do adolescente, mas também a cooperação e mesmo o apoio social, principalmente ao investigar as relações entre amizades e escolha profissional.

Clique aqui para ter acesso ao texto completo em PDF da minha dissertação a partir do site da FAPES.

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