sábado, 19 de julho de 2008

O que você vai ser quando crescer?

Hoje assistimos aos jovens ingressando no curso superior e/ou técnico escolhido sem o mínimo conhecimento de seu currículo, das habilidades e da formação necessárias para o bom desenvolvimento da profissão correspondente. Muitos jovens se perguntam sobre o mundo trabalho e seu futuro profissional, mas para um número significativo deles persistem dúvidas sobre qual caminho seguir.

Esse momento é influenciado (consciente ou inconscientemente) por aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Uma boa escolha é feita a partir da reflexão do maior número de fatores determinantes – da realidade objetiva e da realidade subjetiva, e sua dialética – e se projetar num projeto de vida. Os indivíduos adquirem habilidades, mudam interesses, ou seja, transformam suas características pessoais ao longo da vida. Portanto, mesmo com as modificações decorrentes das variáveis econômicas, políticas, tecnológicas, sociais e culturais, os indivíduos têm a capacidade e a possibilidade de mudar suas condições de obter uma ocupação profissional. A escolha profissional é atravessada por aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos; contudo, a reflexão do maior número desses fatores permite boas escolhas e bons projetos pessoais e profissionais.

Quando o indivíduo faz sua escolha profissional está pensando em mais fatores do que na remuneração. É muito mais que uma simples escolha da atividade que exercerá. Toda ocupação é, além de um meio de ganhar a vida, um status ou rol social, uma cultura, um cotidiano, e, portanto, propriamente um verdadeiro e completo estilo de vida.

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License