domingo, 11 de maio de 2008

Intercâmbio urbano

Ontem tive uma oportunidade rara em minha vida e estou muito feliz por isso. Fui ao Centro para conhecer minha própria cidade. Às vezes pensamos que para conhecer o mundo e expandir nossos horizontes devemos ir para outros países, visitar lugares mais "desenvolvidos", e, infelizmente, nos esquecemos de nossa cidade. Conhecer a História de seu próprio povo é saber de onde viemos e isso é um diferencial para escolher para onde vamos.

Foi pensando nisso que a Prefeitura de Vitória desenvolveu junto à Companhia de Desenvolvimento de Vitória, ao IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ao Instituto Goia, dentre outros parceiros, o Projeto Visitar. O objetivo é integrar a História ao processo de crescimento da cidade, que passo por um momento de revitalização do Centro. O projeto Visitar visa estabelecer rotas turísticas urbanas que recobrem as memórias e valorizem nossas origens.

São 29 destinos do circuito pertencentes a dois roteiros: Vitória, de vila a cidade; e, De Caramurus e Peroás. Os turistas podem visitar igrejas, praças, monumentos históricos e aprender sobre os cinco séculos de Vitória. Cinco locações (Catedral Metropolitana, Igreja do Rosário, Igreja do Carmo, Igreja de São Franciso e Igreja de São Gonçalo) possuem monitores de terça-feira a domingo de 9:00 às 17:00 que dão explicações sobre o local e curiosidades.

Se você quiser fazer os dois roteiros com guias a Prefeitura disponibiliza o serviço gratuitamente. Basta ligar para (27) 3315-5540 e marcar seu grupo. Os agendamentos são para os dias de sábado e domingo.

Aproveite! Antes de querer conhecer o mundo, que tal conhecer a sua casa!?

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License