Uma vez decidido o que vender, vale a pena voltar a atenção para quem você precisa conquistar e encantar, o seu cliente. Afinal, ele é a razão de seu negócio existir. Então, verifique para quem é o seu produto. Qual parcela da população comprará seu produto ou serviço? Detalhe ao máximo sua clientela potencial, abrangendo diversos aspectos sociais, culturais, econômicos e psicológicos.
A segmentação, ou seja, descobrir para qual parte do mercado seu produto é oferecido pode lhe facilitar e muito. Segmentando você economiza na promoção do produto, otimiza a logística, e desenvolve um produto mais afinado com as necessidades do seu cliente.
A segmentação, ou seja, descobrir para qual parte do mercado seu produto é oferecido pode lhe facilitar e muito. Segmentando você economiza na promoção do produto, otimiza a logística, e desenvolve um produto mais afinado com as necessidades do seu cliente.
A partir daí, você retorna ao produto e se pergunta: será que meu cliente (esse da sua segmentação) perceberá valor no meu produto? Lembre-se que você não está desenvolvendo o produto ou o serviço para você mesmo e sim para outras pessoas. Retome as perguntas sobre o produto genérico, esperado, ampliado e potencial e reflita sobre o que você tem a oferecer ao mercado.
Pesquisas de mercado e de comportamento do consumidor
É recomendável que você procure saber para quem está vendendo seu produto. Se puder, encomende pesquisas de mercado e sobre o comportamento do consumidor. Se isso for muito caro para você, leia o máximo possível sobre o macroambiente (economia, política e cultura) e procure saber sobre o mercado no qual quer entrar. Saber sobre seu cliente e como ele se comporta vai facilitar no desenvolvimento do produto, na promoção (mais em sintonia com o segmento), no treinamento da força de vendas, entre outros fatores.
Trabalhe as informações com cautela e com sabedoria. Articular as informações que obtém sobre o mercado e o cliente e torná-las conhecimento aplicável ao negócio pode ser uma vantagem competitiva estratégica. O Sistema de Informação de Marketing (SIM) agrega, organiza, armazena, processa e distribui dados pertinentes ao negócio. Através do SIM, os gestores de marketing fazem o diagnóstico e compreendem os problemas mercadológicos de forma otimizada, auziliando na tomada de decisões do negócio.
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