segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A vida é curta... CURTA!

Aos meus amigos

No início do mês, recebi notícias de que uma colega dos tempos de escola estava com câncer e estava fazendo quimioterapia. Na semana passada, um amigo meu me disse que ela tinha falecido. Como a notícia não tinha sido confirmada ainda e tínhamos um casamento de uma grande amiga no final de semana, preferi poupar a todos e confirmar somente nesta semana.

Realmente ela tinha falecido. E recebi a confirmação num momento muito estranho. Como tenho postado ao longo do último mês sobre planejamento de vida e profissional e algumas questões que estão me cutucando as ideias, baixei do YouTube alguns vídeos - entre eles as palestras de Steve Jobs (2005 em Stanford) e de Randy Pausch (2007 na Carnegie-Mellon).

Pois, bem... Assisti ao Steve Jobs e, quando cliquei no arquivo da palestra do Pausch, meu celular tocou. Era uma grande amiga minha confirmando o falecimento da moça.

Minha única pergunta : Você que estava um pouco mais em contato com ela me diga... ela estava feliz?

Verdade seja dita: mais um evento para me levar a refletir sobre meus objetivos e valores.


Gostei muito dos vídeos e acho que eles seguem na mesma linha dos já postados por aqui no ProjetoALPHA.






Steve Jobs conta 3 pontos de sua vida.

1) Conectando consigo mesmo
Frisa a necessidade de entrarmos em contato com nós mesmos. In short, ele mostra com sua própria biografia como é impossível ligar os pontos quando refletimos e nos projetamos no futuro.

Mas, quanta diferença quando olhamos para trás...
10 anos depois tudo fica muito claro.

A dica de Jobs é acreditar em algo: karma, Deus, seja lá no que for. ACREDITE! A fé lhe dará a confiança necessária para que você siga o que seu coração lhe diz e ter forças para lutar.


2) Do amor e das perdas
Descobrimos logo cedo na vida o que nós amamos. (Hoje reconhece isso na minha própria jornada rumo ao magistério...)

Jobs nos conta sobre o início da Apple, sua demissão, da Next e da Pixar e como acabou voltando para a Apple. (UHU! Viva o iPod, iPhone e afins...)

Às vezes, a gente perde. Às vezes, a gente ganha. Filosofia barata, mas universalmente consistente. O que nos mantém no caminho são as coisas que amamos.


3) Da morte
Jobs encarou a morte de frente, com capuz preto, foice e tudo.

Quando era rapaz, ele leu uma frase que leva consigo até hoje: se você viver como se fosse o último dia de sua vida, algum dia você estará certo.

E, então, ele se pergunta: se hoje fosse o último dia de minha vida, eu faria o que está na agenda de hoje?
E se você der de cara com muitos NÃOS por muitos dias seguidos, pense se realmente está levando a vida que gostaria de levar.

Pois Jobs teve um câncer de pâncreas diagnosticado. E por algumas horas, ficou com as palavras de morte do médico na cabeça. Depois descobriu que poderia removê-lo cirurgicamente.

Ninguém quer morrer... Mesmo aqueles que acreditam num Céu ou em vida após a morte.

A vida é curta. Não viva a vida de outros, as opiniões dos outros, nem as expectativas dos outros. VIVA!
Acredite no seu coração e na intuição. Lá na infância você já sabia o queria fazer da vida. O resto é secundário.

Mantenha a mente aberta. Com fome de vida. Com inocência.


Bem, como este post está longo, acho que vou deixar o comentário do vídeo do Pausch para outro dia...


Tenham uma excelente vida!


Sphere: Related Content

Um comentário:

Layza Contarini disse...

É verdade, e a imprevisibilidade do futuro não nos conecta a muitos pontos ao tentarmos visualiza-los, a diferença está em como edificamos cada dia, vivendo com fé e até mesmo acreditando que algo Superior nos guia dando forças para prosseguir. Amar, amar e amar profundamente as pessoas e os projetos nos mantém plugados com a vida, e como você menciona em uma linha "a vida é curta, não viva a vida dos outros...nem as expectativas dos outros" eu lembrei de uma pessoa que amo incondicionalmente minha mãe, que abriu mão de seus sonhos e de suas prováveis possibilidades, para viver a vida de seus filhos, acontece que o tempo passou, sua mente "endureceu" e ela não consegue pensar na sua vida de outra forma...
A vida realmente é curta, e nem por um segundo podemos deixar escapar a chance de sermos felizes.

Creative Commons License