quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O que você vai fazer da sua vida?

Em menos de 3 minutos Sagmeister dá conta de nos apresentar com clareza e simplicidade ideias que deveriam ser consideradas com muito carinho por cada um de nós neste primeiro vídeo.

Ele nos apresenta uma tese que aplica em sua própria vida: tirar um ano sabático pode fazer seu trabalho render mais tanto financeiramente como produtivamente, além, é claro!, de ser mais satisfatório. O ano sabático consiste em fechar seu escritório por um ano. Quando alguém o manda um e-mail, por exemplo, recebe uma mensagem de volta falando para retomar o contato na data X, quando o escritório reabrirá.






Sagmeister frisa durante toda sua fala o quanto foi compensador tirar um tempo para si, para descansar e curtir novas experiências. Tudo que fez foi pensar nos 40 anos de produção que esperava de si - dos 25 aos 65 - e em esticar um pouco até os 70 anos. Como assim? você deve estar pensando, trabalhar mais?!? Sagmeister pretende pegar 5 anos da aposentadoria e entremear a cada 7 anos de trabalho para ter direito a cinco sabáticos ao longo da carreira.

Uma das justificativas da qual lança mão é que prefere tirar o período sabático e rende mais no trabalho e dar um retorno para a sociedade do que ser egoísta e gastar esse tempo na aposentadoria com dois ou três netos. Uma forma inovadora de encarar o resultado desses descanso diferenciado ao qual se proporciona, com direito a diversão, cuidados com a espiritualidade e recarregar as energias e a criatividade.

A Google, por exemplo, dá aos funcionários 20% de tempo para dedicação a projetos pessoais. E você, quanto tempo tem reservado para seus projetos?

Sagmeister brilhantemente nos lembra de pensar em 3 níveis: emprego (job), carreira (career) e vocação/missão pessoal (calling). O job nos garante pagar as contas e comprar coisas; career é um senso de continuidade e responsabilidade para com a sociedade; calling é algo no nível da espiritualidade, o que nos dá sentido para a vida.

Sim, inovadora é a forma de encarar a experiência. Reservar um tempo para projetos pessoais não é nada novo. A 3M já faz isso desde a década de 1930 e dentro os frutos podemos listar o post-it e vários outros produtos que surgiram a partir de projetos pessoais de seus engenheiros.

No próximo vídeo, things I've learned, Sagmeister apresenta em 5 minutos as construções possíveis após o ano sabático e o quanto o tempo tirado foi satisfatório.





Creio que a concepção apresentada por Sagmeister somente é possível por encarar o mundo de uma forma única. Em happy design, ele apresenta 3 pontos para nossas vidas.
  1. faça algo que tenha impacto na vida das pessoas
  2. faça o que gosta
  3. faça o que o deixa feliz





SEJA FELIZ!

Sphere: Related Content

4 comentários:

Quinquilharias de uma Mente Amontoada. disse...

Quem paga as contas dele nesse ano sabático?

Unknown disse...

Ele economiza o suficiente para pagar as contas daquele ano.
Simples assim...

Anônimo disse...

Interessante!

Anônimo disse...

O ano sabático para profissionais liberais com a criatividade e capacidade do Sagmeister se torna algo muito proveitoso. Porque pessoas como ele aproveitam esse tempo para encher as suas mentes de idéias. Idéias que se tornarão produtos nos dias de amanhã, e fará com que seu trabalho seja procurado e desejado por todos. Porém acho que são poucas as pessoas que podem se dar ao luxo de ter 1 ano sabático em suas carreiras profissionais, a grande maioria das pessoas teriam que recomeçar sua vida profissional, por estarem tanto tempo afastados de seus clientes.

Creative Commons License