domingo, 4 de julho de 2010

Tirando um tempo para você

Desde a antiguidade e o advento da agricultura, sabemos que a terra deve descansar e que fazer um rodízio de cultura para não desgastar a terra faz parte do planejamento de um bom agricultor. Acontece o mesmo com nossa cabeça quando pensamos no aprendizado e no crescimento pessoal.

As últimas duas semanas foram algo diferente no meu cotidiano. Não havia planejado ou pensado sobre isso até o momento que me deparei com a página do Blogger com a data do último post incomodando meu ego. Como podia eu passar tanto tempo sem escrever algo para o ProjetoALPHA?

Logo me lembrei de que escrevi para os outros dois blogs (meuolharsobreomundo e long play experience). Ficar longe deste blog aqui e do Twitter me disponibilizou tempo suficiente para ler um livro sobre rock, ouvir música diferente, manter uma rotina de leitura do Alcorão que comprei mês passado, e escrever poesia, o que não brotava de minha mente há um bom tempo. Até assisti um filme marroquino com legendas em francês no TV5!...

E defronte ao painel do Blogger me incitando a escrever algo estalou em minha mente: caramba! eu não escrevia porque estava processando informações. Para que houve um output, eu precisava de mais input e de um tempo para digerir as experiências.

Tão simples e óbvio, bem debaixo do meu nariz e não tinha percebido antes.

O mundo moderno está numa velocidade num antes vista, possibilidades de acesso a informações mil. Talvez, o mundo agora seja mais plano e menor para algumas pessoas. Porém, nossa cultura nos enfrenta com a culpa de produzir mais e mais e acabamos criando uma ilusão de que devemos acompanhar tudo e todos.

Isso me faz lembrar de uma palestra que assisti no mês passado num seminário da FGV para ex-alunos. A consultora da Catho bem falou algo com o qual me deparo com alunos e pacientes: criamos projetos e esquecemos do tempo-meta e de tudo mais que já realizamos no dia a dia.

Será que é preciso mesmo aprender 3 idiomas em 5 anos? Você tem que comprar um carro que faz de zero a 100 KM em 4 segundos? Quantas calças jeans você comprou esse ano? Viajou para quantos lugares nas últimas férias?

Muitas perguntas, muitas cobranças. E você se lembrou de você? Se lembrou do que lhe é mais precioso e importante?

O futuro começa agora, mas não adianta vivê-lo antes dele acontecer e se tornar presente. Prepare-se! Isso inclui descansar e agregar coisas diferentes na sua experiência de vida.

VIVA!


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License