Já tive essas "experiências", falo 5 idiomas(português, inglês, francês, alemão, espanhol), um sou nativo, outro sou fluente, os demais sou iniciante, e posso dizer que faz a diferença. Ainda tem uma brecha para árabe, mas vou pensar mais no assunto...
Fiz intercâmbio duas vezes, trabalhei com suporte a intercambistas, morei em outro Estado (Minas Gerais) e vivo procurando novos lugares para conhecer e outras culturas para degustar.
Bem que eu eu disse um tempo atrás aqui no ProjetoALPHA que aprender um idioma é mais do que aprender a língua, é aprender uma cultura.
Espero que meus alunos leiam este post. Segue matéria abaixo.
Estudos mostram que conhecer outras culturas proporciona uma melhor visão de mundo
Viagens turísticas, intercâmbios, passeios em outros países ou mesmo regiões diferentes são ótimos para o enriquecimento de cultura, língua e conhecimento. Conhecer novos lugares, novos hábitos, comidas típicas, artes, costumes e tradições fazem com que o cidadão tenha outra visão de mundo.
Além de toda esta experiência, um fator que foi pesquisado há pouco tempo é com relação à criatividade. Estudos recentes mostram que comparando estudantes que já viveram em outro país com os que nunca saíram da sua terra de origem, é possível encontrar várias diferenças.
Aqueles que “sentiram na pele” a convivência com outros povos mostraram-se com maiores índices de criatividade em vários testes. Os especialistas afirmam que a aprendizagem multicultural é um processo crítico de adaptação, agindo como catalisador da criatividade. Eles ainda a relacionam com a chamada “mente aberta”.
“O estudo é muito interessante, pois mostra que quando conhecemos culturas diferentes, recebemos mais estímulos que acabam por favorecer a criatividade. A adaptação aos novos estilos de vida e culturas também agregam valores que podem ser utilizados de forma criativas no meio em que se vive”, analisa a psicóloga e tutora do Portal Educação, Denise Marcon.
Autores como William W. Maddux, Haio Adam e Adam D. Galinsky abordaram em algumas obras sobre as mudanças estruturais no cérebro que ocorrem durante as experiências de aprendizagem intensiva. Segundo eles, ainda é preciso focar os estudos para ver se ocorrem alterações neurológicas no processo criativo intensivo durante as experiências culturais no exterior.
Fonte: Portal Educação
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