Após longo discussão em Brasília, os governos brasileiro e britânico chegaram em acordo sobre a dispensa de visto para cidadãos de ambos os países. O governo britânico havia anunciado alguns meses atrás que iniciaria um programa mais rígido para supervisionar a entrada de imigrantes ilegais em seu país.
"Pelo acordo, foi criado uma espécie de comitê permanente de consultas consulares que, além dos contatos diários, vai se reunir de seis em seis meses para avaliar o trânsito de cidadãos entre Brasil e Inglaterra e os casos detectados de imigração ilegal. Os britânicos enviaram dois altos funcionários para a negociação - Judith MacGregor, das Relações Exteriores, e Tom Dodd, do Ministério do Interior.
(...)
Oficialmente, o governo britânico não tira o nome do Brasil da lista porque precisa cumprir o rito diplomático: ao final dos seis meses, no início do ano que vem, anuncia formalmente que o governo brasileiro está cooperando e desiste das sanções. "Mostramos que são as condições econômicas que comandam a imigração, e que impor vistos só ajudaria a criar um mercado de tráfico de pessoas", disse Romeu Tuma Júnior, secretário Nacional de Justiça."
Fonte: Estadão
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário