domingo, 14 de setembro de 2008

Usando o petróleo a nosso favor

Com os preços do petróleo em baixa depois de recordes históricos, gostaria de lembrá-los que a discussão do "petróleo é nosso", de regras estratégicas para investir os royalties e da exploração do pré-sal seguirá firme durante mais algum tempo.

Hoje faz duas semanas da cerimônia de início da produção de petróleo na camada do pré-sal em águas capixabas. Minha posição é firmemente contrária ao de nosso popular presidente-sindicalista de que devemos nos vangloriar da condição de exportar e colônia subdesenvolvida. Assim, replico abaixo o discurso do governador Paulo Hartung, que, por uma questão de delicadeza e respeito, apenas alfinetou de leve o presidente Lula, resguardando ainda assim sua posição de utilização dos royalties de forma estratégica para o crescimento de nosso país.


"Senhor Presidente, o Brasil vive, nestes dias, um tempo singular de sua história. Nosso País já soma um bom período de vida democrática, um bom período de equilíbrio macroeconômico. Isso tem permitido um enfrentamento decisivo de gravíssimas questões sociais acumuladas ao longo de nossa história.

É, neste momento, quando o mundo experimenta incertezas no campo da produção de alimentos e no campo da energia, o Brasil se apresenta com grande capacidade para contribuir na resolução desses problemas.

Nas terras capixabas, digo com carinho, não é diferente. Aqui também vivemos conquistas há muito tempo esperadas.

Após anos e anos de desgoverno, nos tornamos um exemplo de boas práticas de gestão e de um modelo de desenvolvimento socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável, geograficamente desconcentrado.

Temos pontuado alguns dos maiores índices de crescimento industrial do País, nos últimos doze meses.

E o que mais nos emociona - a mim e à minha geração -, o que mais nos toca: estamos registrando taxas bem acima da média no que diz respeito à redução da pobreza.

Comemoramos essas vitórias e comemoramos os avanços!

Temos a humildade e a lucidez de identificar o muito que precisamos caminhar!

Mas, podemos afirmar, com serenidade e com alegria: a vida no Espírito Santo já mudou muito. E, com a mesma serenidade e alegria, eu proclamo: ainda vai mudar muito mais nos próximos meses e nos próximos anos.

Falando em conquistas e projetos futuros, gostaria de ressaltar que este é um dia histórico.

Este dia é um símbolo do muito que avançamos até aqui, uma incontestável prova da capacidade de trabalho dos brasileiros.

Hoje, estamos celebrando conquistas de uma caminhada nacional. Pudemos chegar ao pré-sal a partir do notável trabalho de nossos pesquisadores - a quem presto publicamente minhas homenagens. Chegamos aqui por meio do trabalho Petrobras, empresa que tem o nosso carinho e o nosso afeto. Alcançamos o pré-sal com muito investimento do povo brasileiro.

Este é também um dia especial porque evidencia a nossa inabalável disposição para superação de novos desafios, por mais complexos que eles se apresentem.

Neste dia 2 de setembro de 2008, estamos inaugurando a exploração de inéditas possibilidades. O pré-sal é uma conquista que pode contribuir decisivamente para o Brasil aprofundar suas mudanças estruturais, num movimento que deve levar em conta sempre o foco em uma realidade mais justa e igualitária.

Por essas valiosas razões, é uma honra para nós capixabas que ocorra em nosso território a primeira produção nacional de petróleo na área de pré-sal.

O Brasil está dando, aqui, no Espírito Santo, o histórico primeiro passo a uma nova fronteira de exploração de petróleo.

O Brasil inicia, aqui e agora, a caminhada ruma a um novo tempo de produção de riqueza nacional.

E isso é motivo de orgulho e felicidade para todos nós, capixabas e brasileiros."


Continua no próximo post

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License