segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Usando o petróleo a nosso favor - parte II

Segue aqui a continuação do discurso do governador Paulo Hartung no dia da cerimônia de início da produção de petróleo no pré-sal em solos capixabas. Na verdade, como o discurso é muito grande, resolvi por continaur essa segunda parte com trechos que considero mais importantes.


"(...) É preciso ter visão de futuro, clareza do País que queremos legar às próximas gerações.

É preciso agir com clareza e transparência.

É preciso aprender com nossas experiências e com o exemplo daqueles países que já enfrentaram com êxito o desafio de fazer de uma riqueza natural, de um bem mineral, um patrmônio para a construção da emancipação de homens e mulheres.

(...) Não podemos ser meros fornecedores de matérias-primas. É importante que os Estados produtores recebam investimentos destinados à agregação de valor às commodities.

(...) Pesquisa e tecnologia são essenciais para multiplicarmos as possibilidades de geração de riquezas a partir da exploração de petróleo e gás. Enfim, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores, o enfrentamento desse complexo desafio - que também podemos chamar de um bom problema - nos coloca diante de duas questões bem claras: como explorar essa riqueza e como aplicar os dividendos oriundos desse patrimônio importante.

Defendo que essa nova janela de possibilidades aberta ao Brasil contemple todos os brasileiros. Que ela seja mais um instrumento de democratização da oferta de oportunidade a todos.

Oportunidade entendida como a chance histórica de conquista da autonomia e da realização cidadã de indivíduos, comunidades e povos. Oportunidade que hoje está irreversivelmente vinculada à oferta de educação de qualidade. (...)"


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License