quarta-feira, 1 de setembro de 2010

VOCÊ PODE: o poder do "praticar, praticar, praticar"

Tenho lido algumas reportagens sobre como podemos moldar nossas habilidades através da prática, fato esse que vivencio em meu cotidiano como psicólogo clínico e professor. Manter o hábito de se fazer algo é a melhor forma de ser bom no que se faz. A experiência vai moldando nossas habilidades, nossas emoções e tudo parece possível. Mesmo que você não seja tão bom em algo, por questões extra como disposições genéticas ou genéricas (ambientais, sociais, entre outras), com certeza você perceberá a superação no desafio ao qual se propôs.

A repetição, leia-se prática sistematizada e progressiva, pode te levar a quase qualquer proficiência. Praticar, tentar e acreditar que é possível é a chave mestra. Dedicar tempo aos seus projetos vai fazer toda a diferença: você pode até ser bom em algo, mas se não praticar e se esforçar, nunca será tão bom quanto poderia ser. Aí entra algo chamado interesse. Quando você descobre que realmente ama algo, que tem paixão por uma causa, isso sim vai fazer toda a diferença.

Alinhamento de missão e valores - tema de muitas de minhas aulas. O maior exemplo que posso dar: eu realmente preciso acreditar no que estou fazendo. Como posso ajudar alguém em minha prática clínica se não acreditasse que é possível aquela pessoa ali na minha frente mudar sua vida e readiquirir qualidade de vida. Como posso ser professor se não ver meus alunos ao final do semestre com mais conhecimento e habilidades desenvolvidas através de nossa interação em sala de aula.

Tudo começa conosco, aqui dentro de nossos corações. Tudo começa em nós, em nosso esforço, em nossa mais sagrada crença de que é possível. Sejamos críticos sim e esclarecidos que certas coisas não irão acontecer do dia para a noite, que talvez não vejamos certos cenários em nossa vida, mas sejamos esperançosos de que é possível, respeitando condições como tempo, recursos e pessoas envolvidas.

VOCÊ PODE!

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License