domingo, 12 de setembro de 2010

Isso é bom ou ruim? ou Mais pode ser menos...

A pergunta aí de cima vem me rondando há algum tempo, e, quando penso que já estou tranquilo quanto a ela, surge em minha mente um estalo que me traz de volta ao questionamento.

Fazemos parte de uma geração que produz informação de forma assustadora. Sim, a palavra é assustadora. E por mais que a Google tente organizar o quase infinitos bytes de informação que vagueiam pelas nuvens da internet, nos deparamos com coisas sem pé nem cabeça.

Agora a pouco li uma matéria de Veja sobre vídeos que são poucos vistos no YouTube e a tal pergunta voltou a rondar minhas inquietações filosófico-existenciais. Não quero soar apocalíptico, mas, sinceramente, certas coisas que aparecem na internet são o fim do mundo mesmo.





A digitalização de nossas vidas nos impede de um fenômeno natural que favorece em muito nossa saúde individual e coletiva: o esquecimento. Armazenamos informações desnecessárias e nos ocupamos com atividades e informações que em nada nos ajudam na tarefa de evoluir ao longo da vida, de nos tornarmos pessoas melhores em prol de um mundo melhor.

Ok... talvez você queira apenas curtir a vida e fazer o que lhe dê na telha. Sem problemas. Mas me diga uma coisa. Como você vai aproveitar a vida de fato, ao máximo, com o excesso de lixo que criamos todos os dias. E não estou falando do lixo físico, mas do lixo digital, informacional.

Ocupamos nosso dia a dia com informações que nada nos acrescentam. Percebo isso ao acompanhar diversas fontes no Twitter. Geralmente, recebo um tanto de tweets de matérias sobre nada, algo como uma tentativa de fazer notícia a qualquer custo sobre qualquer coisa.

Evito ser demasiadamente econômico, haja visto meus blogs, meu canal no YouTube e os projetos com meus alunos (ProjetoALPHA, meuolharsobreomundo, long play experience, Ética na Prática, ProfTube). [Hoje mesmo pensei se devo (ou quando devo) parar de gastar meu tempo com posts e começar a curtir minha vida] Porém, devemos refletir se a forma como temos construído nossas vidas é um caminho a ser seguido de fato.



Vídeo produzido por alunos meus do UNESC


Lembre-se: mais pode ser menos...
Faça o pouco ser mais e valer mais!



Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License