Muitas pessoas não percebem que as escolhas estão presentes em diversas situações de vida. Escolhemos desde o momento que acordamos até a hora de dormir. Escolher faz parte da vida! Apesar das diversas determinações, existe a possibilidade de intervenção sobre as condições sociais, condições materiais e na superação dos obstáculos apresentados pela realidade. Nesse ato de superação está incluída a escolha profissional, que mostra efetivamente o lugar da escolha de cada um. Ainda que sejam poucas as opções profissionais que a pessoa considera, independente das condições para o exercício da escolha, o indivíduo sempre opta de alguma maneira.
A OV/OP tem como objetivo o desenvolvimento de uma identidade profissional – parte de uma identidade adulta também
A OV/OP apresenta uma nova proposta de trabalho com o jovem que enfrenta dificuldades em se lançar num projeto profissional. Trata-se de transformar esta situação vivida pelo jovem numa questão em torno da qual orientador e orientando trabalhem juntos, na busca de soluções. Cabe ao orientador dialogar com o orientando, ampliando sua capacidade de percepção e análise dos diversos elementos presentes na situação em que vive, de tal modo que, ao final do processo possa tomar sua decisão de maneira refletida. Mais do que ajudar o orientando a escolher uma profissão, a orientação profissional está a favor da construção de carreiras.
O trabalho de OV/OP propicia melhor reflexão sobre a tomada de decisão, as escolhas profissionais, quais cursos fazer vestibular e como se lançar num projeto profissional. Discutir sobre a importância do trabalho e suas possibilidades profissionais remete a uma visão crítica sobre o planejamento de um projeto de vida e sua inserção profissional. Assim, o atendimento em OV/OP contribui saudavelmente para a formação do adolescente e do adulto como cidadão ativo e consciente de uma sociedade globalizada e, posteriormente, como diferencial no mercado de trabalho. Também, a OV/OP potencialmente influencia nos resultados da produtividade econômica, cultural e científica, já que a população atendida por esse serviço psicológico possivelmente desfruta de melhor colocação no mercado de trabalho e se encontra mais satisfeita com sua escolha profissional.
Estudos já comprovaram como a facilitação da escolha profissional reduz o nível de estresse e ansiedade do vestibulando. Logo, fazendo uma OV/OP com um profissional qualificado, o jovem possivelmente estará mais bem preparado para o dia de prova de vestibular e mais tranqüilo frente essa, aproveitando melhor seus conhecimentos, otimizando seu rendimento e aumentando as chances de aprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário