terça-feira, 5 de agosto de 2008

Estagiando no Brasil: entrevista com Erin Brady




















Perfil

Erin Brady

Idade: 20 anos

Majors/Cursos: Rela����es Internacionais, Letras (Espanhol) e Hist��ria, na Loras College em Dubuque, Iowa

Planos para o futuro: Eu gostaria de trabalhar para o governo americano como uma oficial no exterior ou para uma organiza����o internacional que promova o entendimento entre os povos. Espero ser fluente em Espanhol e Portugu��s e ter uma fam��lia no futuro tamb��m.


ALPHA: Porque voc�� escolheu o Brasil como destino para fazer o seu est��gio? Quais motivos a trouxeram a nosso pa��s?

Erin: Eu escolhi o Brasil para fazer meu est��gio porque tinha estudado previamente sobre o pa��s em minha faculdade e fiz amigos brasileiros durante um ano de interc��mbio de High School na Tail��ndia. Estas coisas contribu��ram para meu interesse em rela����o ao Brasil e eu quis aprender mais sobre a cultura e vida do pa��s. Eu vim para o Brasil com o objetivo de querer ganhar experi��ncia profissional num pa��s latino-americano, porque sou estudante de Rela����es Internacionais e tenho um foco maior nos meus estudos para a regi��o latino-americana. Eu tamb��m tinha expectativas de aprender sobre e experimentar a cultura brasileira, viver com uma fam��lia brasileira e aprender um pouco da l��ngua portuguesa.


ALPHA: O que mais gostou do Brasil?

Erin: O que mais gosto do Brasil �� a atmosfera como um todo aqui: a cultura, a comida, a fauna e as bonitas paisagens, gente simp��tica��� N��o �� poss��vel escolher uma coisa s��.


ALPHA: O que mais lhe surpreendeu a respeito do Brasil?

Erin: A coisa que mais me surpreendeu a respeito o Brasil �� a maneira carinhosa com que os brasileiros me deram boas-vindas. As pessoas da World Study me deixaram a vontade aqui e me ajudaram a ver o Brasil verdadeiramente como ele ��. Eu n��o pensei que poderia me sentir a vontade t��o r��pido aqui em Vit��ria.


ALPHA: Como �� a experi��ncia de fazer est��gio em uma empresa brasileira?

Erin: Estou aproveitando minha experi��ncia de est��gio aqui no escrit��rio da World Study, aprendendo muito sobre uma empresa de educa����o intercultural e seus programas internacionais - que permitem aos brasileiros viajar ao exterior para estudar ou trabalhar. Eu creio que estou ganhando uma experi��ncia valiosa que me ajudar�� em meus estudos e para minha carreira no futuro. Penso tamb��m em trabalhar numa empresa ou numa organiza����o similar de modo que outras pessoas tamb��m possam experimentar ou aprender sobre outra cultura.


ALPHA: E o interc��mbio de culturas? Fale um pouco mais sobre sua experi��ncia.

Erin: O interc��mbio de culturas �� uma nova experi��ncia que ��s vezes era dif��cil mas tamb��m interessante. Era dif��cil quando eu queria dizer algo, mas n��o sabia explicar em Portugu��s ou algu��m queria compartilhar algumas coisas comigo e n��o entendia o que me falavam. Entretanto, estou gostando de aprender mais sobre a vida, cultura, hist��ria e tradi����es brasileiras com minha host family e trabalhando no escrit��rio. E eu, em contrapartida, compartilho sobre os Estados Unidos.


ALPHA: Quais as principais diferen��as entre o modo de trabalho dos brasileiros em rela����o aos americanos?

Erin: �� interessante ver as diferen��as entre as empresas americanas e brasileiras. Por exemplo, a atmosfera aqui �� mais tranq��ila e relaxada se comparada com o ambiente s��rio nos escrit��rios americanos em que eu trabalhei.


ALPHA: O est��gio est�� correspondendo ��s suas expectativas?

Erin: Eu acho que o est��gio est�� correspondendo ��s minhas expectativas. Estou trabalhando bastante, ganhando uma boa experi��ncia na empresa e num pa��s diferente. Estou aprendendo muito sobre Brasil, ensinando sobre os Estados Unidos e aproveitando do tempo aqui. Tamb��m, porque causa do est��gio na World Study, eu quero voltar ao Brasil no futuro e possivelmente trabalhar aqui outra vez.


ALPHA: Como voc�� acha que programas de interc��mbio de est��gio contribuem para a forma����o profissional?

Erin: Eu acho que programas de interc��mbio de est��gio realmente contribuem para a forma����o profissional e pessoal da pessoa. Esses programas nos permitem ganhar experi��ncia sobre o mundo real, principalmente em rela����o a seu curso universit��rio e os planos sobre o futuro de sua carreira. Tudo isso ao mesmo tempo em que voc�� pode aprender sobre uma nova cultura e maneira de viver. A experi��ncia que esses programas proporcionam tamb��m nos d�� a oportunidade para um emprego melhor, o que n��o ser�� poss��vel sem um est��gio no exterior.


ALPHA: O que voc�� gostaria de dizer para os alunos que est��o em d��vida sobre fazer um programa de interc��mbio de est��gio?

Erin: Eu gostaria de dizer para esses alunos que fa��am suas matr��culas agora. Um programa de interc��mbio de est��gio �� uma oportunidade ��nica na vida para aplicar seus conhecimentos adquiridos na universidade na comunidade internacional. Se voc�� quiser trabalhar no exterior ou aqui no Brasil, especialmente em empresas internacionais, o programa de interc��mbio de est��gio �� a melhor maneira para lhes fornecer a experi��ncia necess��ria.


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License