domingo, 24 de agosto de 2008

Usando a internet como ferramenta de Marketing

O Check In é um exemplo de peça promocional criado pela World Study que utiliza a plataforma do Orkut para entrar em contato com prospects.



Boa parte dos prospects no mercado de intercâmbio cultural são jovens que ou já nasceram num mundo com computadores e até mesmo acesso à internet, e usam o celular com uma facilidade incrível.

Em pesquisas que realizei em 2006 e 2007 para um artigo do qual fui co-autor e para minha dissertação de mestrado (respectivamente) pude observar algo já óbvio para mim, mas sobre o qual não tinha a mínima noção de proporcionalidade. Fiquei espantado com o comportamento dos jovens frente às novas tecnologias de comunicação e como as utilizam no relacionamento com amigos.

Muitos jovens, mesmo tendo entre seus melhores amigos colegas de escola que encontram todeos os dias nos intervalos de recreio, conversam com seus amigos todos os dias ou várias vezes por semana através de mensagens instantâneas e celular (ligações e SMS). Alguns chegam até a abrir as porteiras do coração e revelam suas vidas publicamente online [veja post anterior].

Uma das principais vantagens das ações de promocionais digitais, além de atingir o target com maior precisão e de ser um canal de comunicação em sintonia com a nova geração, é o potencial de replicação. Esse fenômeno tão almejado se chama marketing viral e sua capacidade de multiplicar-se pela internet pode garantir o sucesso de venda de muitos produtos.

Você já reparou nos hot sites para produtos anunciados em revistas segmentadas e de nicho e naqueles botõezinhos com links à esquerda na janela principal do MSN Messenger? Alguém já viu alguma comunidade no Orkut ou profiles vinculados a empresas? Blogs de pessoas falando sobre seus interesses profissionais? Bem, isso é apenas o começo porque o front da guerra parece estar sendo travado no MySpace, no YouTube e na Wikipedia.

As possibilidades são praticamente infinitas. Use a criatividade e invente um jeito novo de falar com sua população alvo.

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License