quinta-feira, 17 de abril de 2008

Racionais ou pura ilusão



Diversas teorias econômicas tentam prever o comportamento das pessoas, porém todas falham por entederem que sempre faríamos uma escolha racionalmente. Mesmo quando tratamos de bens materiais, outros fatores, como aspectos psicológicos e biológicos, atuam no processor decisorial. Assim, avaliamos as opções disponíveis, calculamos os custos da investida, o retorno do investimento e as conseqüências de tal tomada de decisão (ou da reprovação de tal escolha ou do direcionamento para outras possibilidades).

Escolher é preciso e faz parte da vida. Todo dia quando acordamos, decidimos se saimos da cama para ir trabalhar ou estudar. Decidimos o que comemos, o que vestimos, nossos amigos... O novo ramo da Economia Comportamental inclusiv e já é digno de nota através do meu colega Daniel Kahnema, psicólogo ganhador do prêmio Nobel de economia em 2002.

Eu não sei se vocês vão comprar o livro Previsivelmente Irracional — Como as Situações do Dia-a-Dia Influenciam as Nossas Decisões de Dan Ariely. Eu vou. Quem estiver curioso sobre as idéias de Ariely, é só ler a matéria da Exame.

Para aqueles que acreditam nos números, sugiro que confiram o inusitado site Cálculo Exato. Lá você pode fazer diversos tipos de cálculos financeiros, conversões de unidades e moedas e avaliar a quantas andam as suas dívidas. Vale a pena conferir!

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License