segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Uma voz no fim do túnel...

Cuba é um país que desperta emoções as mais diferentes em todos nós. Existem aqueles que acreditam no mito de Fidel e que sua revolta décadas atrás é a última esperança de uma sociedade calcada em valores de bom grado. Outros torcem o nariz ao pensar na possibilidade de uma nação parar no tempo, ficar isolada e, ainda assim, ter um ditador adorado por muitos.

Pois nem todos cativam tamanha simpatia por el comandante e sua descendência no poder da charmosa ilha caribenha. Para parte da população que viveu numa cultura mesclada com uma russificação tropical nem tudo são flores.

Alguns tentaram emigrar ilegalmente do país, buscando refúgio junto ao tio Sam, fugindo do regime ditatorial de Fidel de barco. Correr risco de morte não causava medo naqueles que ou tinham um ípsilon no nome ou era filho de alguém com um nome assim. Outros nem sabiam da imensidão do mundo até saírem de Cuba por algum motivo qualquer e se depararem com a diferença de estilos de vida.

Esse é o caso de Yoani Sánchez, filóloga ganhadora do prêmio Ortega y Gasset por Periodismo Digital em 2008. Depois de morar na Suíça entre 2002 e 2004 e conhecer o potencial da rede de computadores, sua vida nunca mais foi a mesma.

Conheça Cuba sob uma perspectiva crítica de dentro do olho do furacão. Generación Y é uma voz que canta belamente as agruras e infortúnios que o povo cubano vive.

Vale a pena uma visita. Clique aqui e conheça os cubanos desde Cuba.


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License