A web 2.0 certamente mudou nossas vidas. O nível de interatividade através da internet, veja nós aqui nos comunicando via blog como exemplo, tem criado um universo de dados imenso. Além disso, tentamos nos adaptar e as novas tecnologias vão sendo absorvidas como damos conta.
Muitos de nós já não conseguem mais viver sem celular e quando não atendemos ligação... vixi! O pessoal até se estressa conosco, não é verdade?
Novas configurações socias surgem a partir desse novo cenário e criamos um mundo completamente novo. Só que agora, as mudanças acontecem mais rápido e o ciclo delas tem se acelerado a um ponto que nem todo mundo consegue se adaptar a tempo e uma nova tecnologia é introduzida ou uma nova configuração social surge antes mesmo que tenhamos conhecimento da anterior.
Esses desdobramentos rápidos das construções sócio-culturais têm repercutido com consequências positivas e negativas em nossa sociedade. Positivos porque permitem maior acesso à informação, maior liberdade de interação e dão força às massas de forma nunca antes vista. Negativos porque nem todos conseguem acompanhar o ritmo veloz das mudanças e se não soubermos absorver essas pessoas na sociedade, criaremos um montando de excluídos da revolução silenciosa das tecnologia de informação e comunicação.
Às vezes, quanto mais nos plugamos nas tecnologias, mas nos desplugamos da realidade aqui fora e podemos ficar aliendados dos acontecimentos justamente pelo excesso de informação produzida - que nem sempre é relevante. O crescimento da quantidade de informações é tamanho atualmente que o conteúdo disponível na internet duplica a cada 18 meses!
Muitos de nós compramos celulares com acesso à internet, postamos em blogs, twitamos via SMS, colocamos no YouTube videos gravados no celular e até mesmo mandamos videos e fotos para canais de televisão, como a CNN - que já criou um programa exclusivo para o conteúdo enviado pelos expectadores, o iReport.
Agora saiu um estudo que diz que um em cada quatro, vulgo 25%, ingleses levam notebook e celular para a cama. Nossa privacidade e vida pessoal foram para o espaço... Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana e as pessoas esperam que estejamos disponíveis o tempo todo.
Para onde vamos? Não sei... Se é bom ou ruim, também não... Mas podemos construir nosso futuro como quisermos.
Faça do mundo um lugar melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário