Mais uma vez estamos aqui para discutir sobre pontos a se levar em consideração quando for fazer uma pós, seja no Brasil ou no exterior. Nesta segunda parte você vai aprender sobre os tipos de cursos disponíveis e como identificá-los.
Bem, a primeira coisa a se pensar é que tipo curso de pós-graduação você quer fazer. Especialização, mestrado, doutorado?... Em inglês, diferentes cursos possuem diferentes siglas: MA, MBA, MSc, MaEd, etc. Vou falar o que cada um significa abaixo e depois entraremos na discussão sobre onde fazer e como conseguir uma bolsa.
Os curso que lhe dão um degree que começa com "B" é um bacharelado. Se você for fazer cursos de pós-graduação deve procurar aqueles que comecem com "M" de master ou tenham um "D" de doctor. Essa primeira parte diz qual o nível de conhecimento e especialização você tem. A segunda parte da sigla vai dizer em qual área ou disciplina você se especializou.
Por exemplo, um BA é uma graduação em administração ou bachelor of arts. Um MBA é um master of business administration e o curso é focado no treinamento de futuros gestores. O MBA em especial é diferente lá fora do que o praticado no Brasil. Aqui, um MBA é apenas uma especialização lato sensu e lá fora é um stricto sensu no nível mestrado.
Se você conehce alguém que tenha o título PhD, essa pessoa é um doctor of philosophy. Um PsyD é um doutor em Psicologia e por aí vai.
Como diferenciar uma especialização de um mestrado ou doutorado
Os cursos de especialização são mais amplos em conteúdo e não exigem uma pesquisa a ser publicada e defendida. Esses cursos são identificados por siglas MA ou master of arts.
Se você quer fazer um mestrado, faça um MS, MSW (Serviço Social), MaEd, MPsy, MBA, entre outros. Esses cursos requerem que você vá fundo na pesquisa e defenda uma dissertação (em inglês, thesis).
Os cursos de doutoramento vão sempre possuir um "D" e você deverá defender uma tese (em inglês, dissertation). Exemplos: PhD, PsyD (Psicologia), DSW (Serviço Social), DBA (Administração), etc.
Se você for um profissional liberal ou autônomo, todos os cursos vão lhe atender bem. Pense no quanto está disposta a estudar e a investir no momento. Lembre-se da equação custo X benefício.
Caso queira seguir a vida acadêmica, escolha cursos que exijam pesquisa e defesa. Muitos doutorados possuem titulação dupla e, em quatro anos, o aluno recebe um MA ou MS e depois defende a dissertação e requere o PhD ou similar.
Na próxima semana, vou postar as informações sobre órgãos de fomento e bolsas de estudo.
Até lá!
Clique aqui para ler a Parte 1 desse texto.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário