sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Fazendo uma pós-graduação: no Brasil ou no exterior? - Parte 1

A continuação dos estudos é um tema recorrente quando pensamos sobre nosso projeto profissional. Afinal, especializar-se é uma ótima opção para dar um novo rumo a sua carreira ou para quem quer se qualificar ainda mais em algo que gosta de trabalhar.

Uma boa opção para aqueles que querem estudar e agregar um diferencial para seu currículo é apostar em um curso de pós-graduação. Existem hoje no país cursos de qualidade, mas, com certeza, fazer um curso no exterior é interessante por vários motivos.

Se você não tem condições de fazer um curso fora do Brasil, pense na possibilidade de estudar em outra cidade ou estado. Assim, você retornará para sua cidade com qualificações para oferecer ao mercado de trabalho que outros profissionais não possuem. Além disso, é uma forma de intercâmbio cultural interessante. Nosso Brasil é um país grande e viver em outro estado pode ser uma experiência super interessante para aprender mais sobre nosso país, regionalismos e explorar e desenvolver nossas habilidades de adaptação, entre outras.

Eu passei um pouco por essa experiência. Minha família reisidia em Vitória, ES, quando fui para os EUA terminar meu ensino médio. Quando voltei do intercâmbio, já cheguei e fiz o vestibular na PUC Minas na segunda semana de volta ao Brasil e um mês depois fiz vestibular em Londrina na UEL. Passei em ambos os exames e optei por BH. Lá pude fazer uma graduação que me desenvolveu habilidades profissinais distintas das dos profissionais capixabas e pude participar de congressos e cursos que o pessoal de Vitória não tem acesso freqüente. Graduei, fiz uma especialização em Orientação Profissional e de Carreira, estudei hipnose e também um tanto de coisa boa nas terras mineiras. Com certeza minha vida mudou.

Quando cheguei em Vitória, retomei os estudos com o mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo. E, no último ano, assim que terminei o mestrado, iniciei meu MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas. Cada curso que fiz, desde a graduação até a pós, fiz em uma instituição diferente. Isso muito contribuiu para que eu tivesse uma perspectiva crítica da minha profissão. O doutorado é um projeto que foi engavetado por falta de vagas para o orientador com o qual quero desenvolver minha pesquisa para a tese, mas isso é uma questão de tempo que pretendo resolver em 2009.

Na próxima semana, vamos continuar nossa conversa e aprender sobre os diferentes tipos de cursos de pós-graduação.

Abraço a todos!


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License