TEDxSP 2009 - Regina Casé from TEDxSP on Vimeo.
terça-feira, 30 de março de 2010
segunda-feira, 29 de março de 2010
OQQFAZ?
O Programa "oq q faz?" é uma produção independente da Claudio Gonçalves Comunicação Ltda., que será exibida aos domingos na TV Gazeta, a partir de 14 de março, às 18:30 horas. "oq q faz?" terá 30 minutos de duração, com dois intervalos comerciais. O Programa vai apresentar matérias sobre profissões e seus respectivos cursos, sendo o público-alvo os pré-vestibulandos na faixa de 15 a 18 anos. A cada semana, nossa apresentadora vai entrevistar alunos nas Escolas do Ensino Médio para saber quais as suas principais dúvidas sobre profissões e cursos. Depois, vai até as Instituições de Ensino Superior e empresas correlatas para buscar as respostas. O Programa também conta com vários quadros divertidos, planejados para estimular a criatividade dos estudantes e despertar o interesse sobre as mais diversas profissões. "Oq q faz?" vai ao ar simultaneamente na TV Gazeta e na Internet, por meio de seu site www.oqqfaz.com.br. No site, o público poderá sugerir pautas e fazer perguntas para os entrevistados, além de participar de diversas promoções culturais.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Depressão: o mal do século XXI
segunda-feira, 22 de março de 2010
Seja brilhante, apague as luzes!
sábado, 20 de março de 2010
Desafio SEBRAE 2010
Faça sua empresa do seu jeito e desafie outras equipes no melhor jogo de negócios para estudantes do Brasil!
sexta-feira, 19 de março de 2010
ExpoTur-ES
Seja um doador de medula
O que é o REDOME?
Registro de Doadores de Medula Óssea que centraliza todas as informações dos doadores. Quando algum paciente necessita de transplante esse cadastro é consultado.
Por que se registrar no REDOME?
O problema da doação de medula óssea é a compatibilidade. A nossa população tem um alto grau de mistura de raças, o que resulta em grande diversidade genética. Por isso, para um paciente ter a chance de achar uma medula, teria que procurar em cerca de 100 mil doadores. Portanto, é necessário um grande número de voluntários registrados no REDOME.
O procedimento de cadastro é muito simples!
1) Ter entre 18 a 54 anos de idade.
2) Ir até um Hemocentro que faz cadastro de doadores.
3) Colher um pequeno tubo de sangue (5ml) para o teste de compatibilidade (HLA)
4) Preencher uma ficha de cadastro corretamente com identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado do seu exame.
Obs: Não é necesário o jejum!
Se houver compatibilidade com algum paciente você será avisado e comecará então o procedimento para doação. Você será avaliado por um clínico, receberá mais informações, novos exames serão feitos e você decidirá se doará ou não.
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.
Onde se cadastrar?
Vitória
HEMOES - Centro de Hemoterapia e Hematologia do ES: Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória. Tel: 3137 2458
Seg a Sex - 07:00 às 17:30 / Sábado - 07:00 às 15:30
Serra
Hemocentro - Hospital Dório Silva: R. Eudes Scherrer, s/n - Parque Residencial Laranjeiras, Serra. Tel: 3338 7694
Linhares
Núcleo de Hemoterapia - Av. João Felipe Calmon, 1305 - Centro, Linhares. Tel: 3171 4361
Colatina
Hemocentro Regional - R. Cassiano Castelo, s/n - Centro, Colatina. Tel: 3177 7932
São Mateus
Hemocentro Regional - Rod. Otovarino Duarte Santos, s/n - Parque Washington, São Mateus. Tel: 37674235
Pra quem é de outro Estado é só olhar no link abaixo:
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=2604
Para mais informações:
Centro de Transplante de Medula Óssea - http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp
Sinta-se à vontade para encaminhar o post para sua família, seus amigos, colegas de trabalho, e todos que achar merecedores de receberem este post
E ao se cadastrar converse com seus familiares sobre a sua decisão!
O transplante de medula óssea é a única esperança de vida para muitos portadores de leucemias e outras doenças de sangue!
Eu já me cadastrei há uns anos e sou doador de sangue frequente.
Ajude a salvar vidas!
terça-feira, 16 de março de 2010
O ser humano como centro das atenções
Confira por que o RH é tão importante quanto as velhas vedetes organizacionais: Financeiro, Produção, Engenharia, Marketing e Vendas “No final das contas, nós apostamos nas pessoas, não nas estratégias” As características que definem o ambiente dos negócios sofreram mudanças profundas nesta primeira década do século XXI. No novo ambiente econômico, a principal fonte de produção vem migrando do capital físico para o capital intelectual, o que faz da gestão de pessoas um fator crítico para a criação de valor nas organizações. Passada a era da reengenharia, da reestruturação organizacional e dos investimentos em projetos de qualidade total, o mundo corporativo vive hoje em plena era do conhecimento e informação. Para sobreviver neste ambiente o principal desafio dos executivos e gestores de negócio é a incessante busca por vantagens competitivas pelo aprendizado contínuo. Na opinião do brilhante observador social americano Alvin Toffler, “na onda da informação o poder deriva do conhecimento”. Contudo, seria impossível agregar conhecimento, mais importante fonte de poder em nossa época, para a organização sem gerenciar o capital humano. O conhecimento das organizações depende fundamentalmente das pessoas, o que é bastante coerente com o discurso que tenho ouvido de muitos colegas afirmando que “as pessoas são o grande diferencial competitivo das organizações”. Quando uma companhia consegue enxergar e gerenciar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de seus funcionários, ela obtém também o insumo fundamental para manter o crescimento de seu negócio baseado em vantagens competitivas. Isso é o que chamamos de gestão estratégica de Recursos Humanos. Felizmente, esse conceito começa a ganhar cada vez mais importância em nosso país. Já existe um contingente expressivo de empresas que se estruturaram, ou já procuraram fazer isso, para atingir esse nível de gestão de pessoas. Neste ambiente, o RH se tornou uma peça fundamental para que a organização consiga superar seus desafios. A gestão de Recursos Humanos na organização toma uma conotação estratégica neste contexto. O RH deixa de ser um mero centro de custos, uma área de postura reativa, para se tornar uma fonte de lucros à medida que disponibiliza instrumentos para identificar as competências necessárias para o sucesso do negócio. Esses instrumentos devem ajudar a obter um maior grau de precisão nos processos seletivos, a desenvolver os colaboradores de forma mais eficaz e até mesmo a mudar a cultura da organização para a valorização do talento. Como já afirmou Jack Welch, palestrante da ExpoManagement 2009, “um líder de alto nível precisa de um sistema de integridade, na qual a avaliação das pessoas é feita com o mesmo nível de precisão com que é feito o balanço da empresa”. Daniel de Carvalho Luz (Diretor de Recursos Humanos para América do Sul da Johnson Controls – Power Solutions e professor dos cursos de pós-graduação da FAAP) HSM Online
Larry Bossidy, CEO aposentado da Honeywell
As empresas perceberam que para se tornar competitivas nesse mercado globalizado não basta ter os melhores recursos tecnológicos. A tecnologia de ponta e as boas práticas de gestão, apesar de serem realmente importantes, não são suficientes para a obtenção de diferenciais no mercado.
22/02/2010
segunda-feira, 15 de março de 2010
Mudando o foco do problema para a solução
TEDxSP 2009 - Fábio Barbosa from TEDxSP on Vimeo.
sábado, 13 de março de 2010
Uso medicinal de canabis na Califórnia
quinta-feira, 11 de março de 2010
Ler, Registar e Libertar: Trote Literário UNESC
Escolhendo uma profissão: o que devemos levar em consideração?
As perguntas começam a aterrorizar os jovens: como e por que escolher um curso? Que caminho devo seguir para escolha de minha profissão? Com que área mais me identifico? Como saberei se vou escolher corretamente? Se não der certo poderei mudar? Como está o mercado para algumas profissões? Quando devo escolher? Posso mudar a escolha que fiz? No que implica essa mudança? Como posso direcionar minha escolha? Como saberei se vai dar certo? Como está o mercado para minha profissão? Quais são as possibilidades para desenvolver minha carreira profissional? Quais ocupações existem na minha área profissional? Como faço para entrar no mercado de trabalho?
Estudantes universitários também podem atravessar momentos difíceis ou de insegurança em relação ao curso que escolheram. Ao iniciar é comum questionar se existe compatibilidade entre habilidades/perfil do estudante e a profissão que escolheu cursar. Se o estudante escolheu uma profissão só porque o “teste vocacional” apontou ou porque alguém sugeriu, provavelmente esta decisão será questionada. A escolha deve ser baseada numa reflexão alicerçada sobre os vários aspectos envolvidos neste processo. Somente desta forma cada um pode “escolher” da melhor forma possível. Adultos que já terminaram seu curso e até mesmo já trabalham na área de formação, costumam ter dúvidas quanto a escolha feita e/ou até mesmo com relação ao reconhecimento de suas habilidades para progressão na carreira.
O que fazer então? Escolher uma profissão é fazer um exercício de intenso encontro consigo mesmo. Procure se informar, pense em si, converse com pessoas que o conhecem e podem lhe ajudar, procure um profissional que faça Orientação Profissional, enfim, decida depois de muito refletir e considerar várias opções.
O trabalho de Orientação Profissional propicia melhor reflexão sobre a tomada de decisão, as escolhas profissionais, quais cursos fazer vestibular e como se lançar num projeto profissional. Discutir sobre a importância do trabalho e suas possibilidades profissionais remete a uma visão crítica sobre o planejamento de um projeto de vida e sua inserção profissional. Assim, o atendimento em Orientação Profissional contribui saudavelmente para a formação do adolescente e do adulto como cidadão ativo e consciente de uma sociedade globalizada e, posteriormente, como diferencial no mercado de trabalho.
Estudos já comprovaram como a facilitação da escolha profissional reduz o nível de estresse e ansiedade do vestibulando. Logo, fazendo Orientação Profissional com um profissional qualificado, o jovem possivelmente estará mais bem preparado para o dia de prova de vestibular e mais tranqüilo frente essa, aproveitando melhor seus conhecimentos, otimizando seu rendimento e aumentando as chances de aprovação. Também, a Orientação Profissional potencialmente influencia na melhor colocação no mercado de trabalho – já que quem faz tal aconselhamento psicológico planeja estrategicamente sua carreira e investe adequadamente em seus projetos profissionais, sempre equilibrando vida pessoal e profissional.
quarta-feira, 10 de março de 2010
Projeto sobre Currículo e Entrevista no UNESC
Santa tartaruga homem morcego!!!
Fabio,
Com apenas um dia de divulgação (cartazes e banner no site do UNESC) esgotamos todas as vagas.
Inclusive uma aluna de Colatina virá a Serra exclusivamente para este encontro.
Confira neste link a divulgação em nosso site.
http://www.unesc.br/portal/
Atenciosamente
Prof. Fabio Flores
Começamos a divulgação segunda-feira e em pouco mais de 48 horas já estamos com lotação esgotada.
Fico feliz que nossos alunos estejam interessados em mudar o rumo de suas vidas.
Pensem grande!