sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dê um gás na possibilidade de contratação! 5 passos para fazer bonito na entrevista de emprego

Chegamos a mais um final de ano e muitas pessoas começam a fazer seus planejamentos para 2010. Espero que você também esteja nesse ritmo, já pensando em seus objetivos pessoais e profissionais para o próximo ano.

Hoje gostaria de dar algumas dicas para você render ao máximo na sua próxima entrevista.

1) Tenha um bom currículo
Acho que para começar bem, deve ter seu currículo montado. Mas não um currículo genérico. Eu monto um currículo para cada empresa que pretendo abordar. No currículo você deve colocar informações que sejam importantes para meu futuro empregador e que realcem minhas qualidades positivas que são aplicáveis a essa empresa. Essas informações devem ser exploradas durante a entrevista.

2) Pesquisa quais empresas empresas recrutar e saiba o quanto puder sobre elas
Isso mesmo! Você vai fazer uma lista quais empresas gostaria de trabalhar. Preste atenção em seus objetivos profissionais quando fizer esta lista.

As empresas pretendidas devem lhe agregar algo, seja pessoalmente ou profissionalmente. Mesmo se você está numa pior e procura trabalho a qualquer custo, não deixe isso transparecer para a empresa pretendente; afinal, ninguém quer um funcionário que está ali somente pelo salário. Segundo, apesar de não ser o emprego de seus sonhos, qualquer experiência de trabalho pode lhe agregar habilidades ou contatos importantes para uma próxima oportunidade.

Após fazer uma lista das empresas que lhe interessa, procure saber sobre elas. Na entrevista, você precisa mostrar porque você será um colaborador que agrega valor ao negócio. Aproveite também para perguntar sobre como sua qualificação poderá ser aproveitada e sobre o entrevistador. Mostrar interesse pela empresa e pelo entrevistador é um cuidado que o destacará na multidão de candidatos.

3) Prepare-se para a entrevista
Ensaie com alguém o que falar, tenha em mente seus pontos fortes e evita características suas que possam comprometer sua contratação. Lembre-se de sempre conhecer sua capacitação e características de personalidade. Procure se conhecer para se vender melhor.

Procure dormir bem no dia anterior e se alimentar direito. Separe uma roupa que lhe apresente bem. Roupas com decotes, cores extravagantes ou muito fashion vão chamar mais atenção do que sua qualificação.

Perfumes, cabelo e barba também devem ser observados. Algumas empresas possuem normas de conduta para seus funcionários e o uso de perfumes, cabelos muito coloridos e barba podem atrapalhar. Procure adotar uma aparência que mostre seriedade e confiabilidade.

Se você se candidatar a uma empresa do setor financeiro, de vendas ou para um escritório de advocacia, talvez seja uma boa dica os homens fazerem a barba e as mulheres optarem por maquiagem básica e discreta.

Só use roupas fashion se for trabalhar numa loja de surf ware ou afins.

Ah!.. Lembre-se de saber como chegar ao local da entrevista e se programa para chegar alguns minutos antes. Isso ajuda a se ambientar e acalmar os animos e também a evitar atrasos que o comprometam.

4) Durante a entrevista
Os 15 minutos iniciais são os mais importantes. Lembre-se que a primeira impressão tem um grande impacto na imagem que as pessoas fazem de nós. Tome uma atitude positiva e não monopolize a conversa.

Deixe o entrevistador a vontade, fale com ele(a) a partir do ponto de vista dele(a) e utilize seu estilo de comunicação. Mas, tome cuidado para não parecer que o(a) está imitando. Esse recurso tem o objetivo de facilitar a comunicação entre vocês. Outra dica importante é chamar a pessoa pelo nome.

Ouça atentamente o entrevistador. Assim você saberá como conduzir a entrevista a seu favor.

Fale a verdade, mas não critique sua última contrante e colegas de trabalho. Afinal, quem faz isso provavelmente fará o mesmo num entrevista futura, além de não ser nada ético.

Tome cuidado com gírias, expressões que possam ter mais de um sentido e com seus gestos. Olhe o entrevistador nos olhos e mantenha um sorriso sereno.

Pergunte sobre as funções realizadas pelo cargo ao qual se candidatou, suas responsabilidades e metas. Assim, vai ficar mais fácil falar de você e se vender para o entrevistador. Seja objetivo, claro, evite respostas longas e realce suas características com fatos relativos a suas conquistas profissionais.

5) Acompanhando o processo seletivo
Como saber quando vão te dar retorno sobre o processo seletivo e poder comemorar sua contratação ou avançar na procura de um bom local de trabalho?

Espere o entrevistador lhe dizer quando terá o resultado do processo seletivo. Caso não comente durante a entrevista, pergunte.

Caso souber a data de divulgação do resultado e não receber qualquer notícia, espere mais três a quatro dias e entre em contato. Não há um padrão de tempo para sair o resultado: alguns processos seletivos duram poucos dias, outros levam meses para serem concluídos. Tenha bom senso para saber quando contactar a empresa.


Se quiser aprofundar sua leitura no assunto, acesse aos links abaixo:

http://www.curricular.com.br/artigos/entrevista-emprego/dicas.aspx

http://www.administradores.com.br/artigos/5_dicas_para_entrevista_de_emprego/31772/

http://web.hbr.org/email/archive/managementtip.php?date=113009

http://www.abril.com.br/noticia/estilo/no_296768.shtml

http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI488442-EI4790,00.html


Sucesso na sua próxima entrevista!


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License