terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quando for plagiar um trabalho, lembre-se que embalagem não é conteúdo

Creio que todo professor universitário tem pesadelos com trabalhos plagiados entregues pelos alunos. Além de crime, plágio constituiu uma falha no processo educacional. O plágio revela que algo anda errado.

Nosso sistema educacional não oferece ao aluno um aprendizado baseado na construção de ideias próprias. Armazenar informações alheias recebe hoje maior consideração do que o desenvolvimento de opinião própria, algo como uma síndrome do "pensar cansa".

O plágio mostra a falha na entrega de recursos para a produção do aluno, na punição dos que cometem a infração e na proteção à propriedade intelectual. A educação brasileira encontra-se imersa num cenário de mercantilização extrema.

Outro dia ouvi de um aluno de uma instituição que pediram para ele pagar novamente os valores referentes à disciplina na qual reprovou, mas que não haveria aulas. Alunos entregam continuamente trabalhos com cópia de sites de internet, inclusive alguns sites vendem trabalhos.

O pior é que acreditam enganar o professor. Uma pena... apenas se enganam. Não sabem que o mercado procura profissionais com conteúdo. Profissionais com diploma existem aos montes por aí. O trabalhador precisa mostrar a que veio e fazer a diferença. E isso, nenhum diploma sozinho dá jeito.

Deixo aqui a dica de dois programas para avaliar os trabalhos acadêmicos e verificar plágio. Basta clicar no link para fazer download.





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