Desenvolver um trabalho acadêmico costuma ser difícil para muitos universitários. A preocupação com formatação, metodologia e prazo de entrega é tão grande, que a relevância acadêmica e profissional que o trabalho poderia proporcionar fica com frequência em segundo plano, assim como a satisfação pessoal que pode advir desse tipo de realização. Público alvo Estudantes universitários e pós-universitários de todas as regiões do Brasil e países de Língua Portuguesa, que desejem produzir trabalhos de acordo com a metodologia acadêmico-científica nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Administração, Economia, Ciências Sociais, Serviço Social, Direito, Filosofia, História, e áreas afins. Professora Fernanda Insfrán é Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área clínica (Abordagem Centrada na Pessoa), escolar e de pesquisa acadêmica. Foi professora da Universidade Santa Úrsula (curso de Psicologia), Universidade Cândido Mendes (curso de Administração e MBA em Gestão de Pessoas) e Fundação Getúlio Vargas (curso de Administração). Orientou dezenas de monografias de conclusão de curso nestas universidades e atualmente coordena um grupo de pesquisa na UFRJ sobre Representações sociais e relações no ambiente educativo. Mais informações sobre o curso online aqui.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Acompanhamento de trabalhos acadêmicos
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Como enfrentar perguntas capciosas, inusitadas ou “difíceis”?
Veja como conduzir o raciocínio para questões como: Quais são os seus pontos fracos? Onde você precisa melhorar e quais suas lacunas técnicas? Antes de tudo, lembre-se de que ninguém é perfeito! Portanto, admitir seus pontos fracos mostra que você é humano e pode até contar a seu favor, caso você saiba como responder a certas perguntas delicadas do tipo: “Quais são os seus pontos fracos?” “Onde você precisa melhorar e quais suas lacunas técnicas?” ou “Você realmente tem competência para esta tarefa?”. Eis algumas estratégias para responder a tais perguntas: 1 - Transforme um ponto fraco num potencial ponto forte 2 - Apresente uma falha ou falta no seu currículo e que está sendo ou foi corrigida 3- Evite a palavra negativa “não” “Você fala chinês?” Ao invés da resposta óbvia: “Não, não falo chinês”, seria melhor: “Caso seja necessário para a função, estou disposto a aprender esta língua”. “Você estaria aberto a considerar uma transferência para (nome de uma cidade ou país que não seja da sua preferência)?” Muitas pessoas talvez respondessem prontamente que “Não!”, mas a resposta melhor seria: “Dependendo das condições oferecidas, posso analisar esta possibilidade.” Você mesmo não daria uma chance para estas pessoas? Robert Wong (Autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego” e um dos palestrantes mais inspiradores e requisitados do mercado)
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Você contrataria um funcionário sem função específica?
Matéria que comentei nas últimas aulas de Aspectos Comportamentais e Sociologia no UNESC. Benedict Gomes, tanzaniano que cresceu na Índia e estudou nos Estados Unidos, tem o emprego que provavelmente todos gostariam de ter. Ele é contratado do Google para fazer o que quiser. Isso mesmo. Como um dos oito “distinguished engineers” (engenheiros especiais) da empresa no mundo, não tem função específica. Pode se dedicar a qualquer projeto que julgar interessante. O engenheiro formado pela Universidade de Buckley, na Califórnia, esteve hoje (16/4) na conferência do Google com a imprensa, que acontece desde ontem em Buenos Aires. Em sua apresentação, explicou como as buscas na internet têm evoluído nos últimos anos. Aprimorar esse mecanismo tem sido a prioridade de Gomes desde quando começou no Google, dez anos atrás. “Eu amo buscas e acredito que exercemos melhor a nossa função quando fazemos o que gostamos, com paixão. A paixão é minha maior motivação”, disse ele. Quando e se esse amor acabar, Gomes pode buscar outra área que o encante dentro da empresa, como o Gmail, Youtube, etc. Mas isso parece não estar nos planos do executivo. “Tenho uma equipe, diversos projetos. Não pretendo mudar de área tão cedo”, disse. O Google é uma gigante multinacional, mas funcionários motivados são fundamentais para qualquer empresa, independente do tamanho. E você, contrataria um funcionário que pudesse fazer o que quisesse, mas com paixão? Fonte: Papo de Empreendedor
Escrito por Wilson Gotardello Filho em 16.04.2010
sábado, 24 de abril de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Comunicação eficaz em Educação: abordagem ericksoniana
Olha só o mercado de trabalho mudando...
Vaga para programa de trainee da Vale pede inglês fluente e português desejável.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Palestra para futuros empreendedores
Segue notícia do FINDES sobre palestra realizada no campus II do UNESC.
O presidente da Findes, Lucas Izoton, ministrou palestra na noite do último dia 14, no Centro Universitário do ES, a Unesc, em Portal de Jacaraípe, na Serra. Izoton atendeu a um convite para participar do projeto “Dialogando com as Lideranças”, em que os alunos têm contato direto com personalidades apontadas como lideranças políticas ou empresariais para o Espírito Santo e também para a Serra.
Lucas Izoton apresentou dados referentes à indústria capixaba e ao município da Serra, destacando o atual bom momento do Estado, que lidera o crescimento nacional. Dinâmico, o presidente da Findes foi além e partiu para a interação com os presentes, buscando contar um pouco sobre sua história pessoal de empreendedor e abrindo espaço para perguntas e debate.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Amizade e escolha profissional: um estudo com alunos de escolas particulares e públicas
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Eles insistem... WHAT THE HELL!...
Convite para participar da pesquisa sobre a experiênci
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Vendo as coisas por uma nova perspectiva
terça-feira, 13 de abril de 2010
A DELL FAZ PROMOÇÃO MAS NÃO ENTREGA
de | Vandreia_Vanzin@dell.com | ||
para | FABIONOGUEIRAPEREIRA@gmail.com | ||
data | 13 de abril de 2010 15:14 | ||
assunto | cancelamento pedido dell 310576004 | ||
enviado por | dell.com |
Boa tarde,
Conforme sua solicitação, seu pedido de ordem 310576004 foi cancelado.
O estorno será realizado em até 20 dias úteis.
Vandréia Vanzin
Representante de Suporte a Vendas
Dell | Brasil Consumer
Atendimento telefônico 0800 970 3366
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Olha a onda! > Marketing na internet 2.0
terça-feira, 6 de abril de 2010
Façam suas perguntas sobre Psicologia e Carreira!!!
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Gestão de Pessoas: Aspectos Comportamentais> 32 perguntas do seminário 1
- A satisfação está diretamente ligada ao salário ou ao fato de realmente estar sendo útil e sentir que seus conhecimentos estão não só sendo bem empregados e reconhecidos, como também o fato de novos conhecimentos serem adquiridos?
- Até que ponto o clima organizacional pode ser determinante para que o indivíduo se sinta motivado a desempenhar o seu melhor? E desta forma ter naquele emprego a visão de um trabalho que supere suas expectativas?
- Os desafios enfrentados por você na empresa de alguma forma o motiva a buscar aprendizado para um melhor desempenho? Independente de incentivos de seu gestor e dessa forma adquirindo algo que ninguém lhe tira, que é o conhecimento?
- De que forma podemos identificar se a empresa que está realizando o recrutamento se encaixa no seu perfil?
- O que é preciso analisar antes de entrar em uma empresa?
- Sabemos que as empresas buscam em seus recrutamentos profissionais com o perfil da empresa, contudo, o profissional a ser recrutado precisa conhecer a empresa. Qual a importância disso para o profissional?
- Por que é preciso tomar cuidado com os boatos que rolam sobre a empresa?
- O que você entende por "uma empresa é recrutada por um profissional"?
- Como escolher uma empresa para trabalhar?
- Como podemos fazer para mudar a nossa situação em uma empresa em que não há empatia com nosso perfil?
- Pessoas são diferentes, têm necessidades diferentes, ambições diferentes. Assim sendo, como criar condições para satisfazer toda uma equipe?
- É possível encontrar o emprego dos sonhos? Como tornar isso possível?
- Qual é a definição de emprego dos sonhos?
- Por que vários candidatos não fazem uma avaliação criteriosa das empresas da qual estão participando de um processo seletivo?
- As maiores empresas são as melhores para trabalhar?
- Como posso descobrir quais são as políticas da empresa e as formas de trabalho?
- Você acredita em emprego dos sonhos? Dê uma definição como exemplo.
- Cite pelo menos 3 passos para se conquistar um emprego dos sonhos.
- Você está satisfeito com sua vida profissional?
- Pode o executivo extrair oportunidades através das crises? Como?
- Qual(is) o(s) ponto(s) primordial(is) para um executivo fazer uma avaliação criteriosa dos fatos num momento de crise?
- Como uma decisão tomada num momento de extremo estresse durante uma crise pode afetar o negócio?
- O que o administrador deve fazer para ajudar a evitar o estresse em seus colaboradores?
- Nos vemos diante de tanta informação veiculado nas diversas mídias (tv, jornais, revistas e internet) sobre a prevenção do estresse, mas percebemos que mais pessoas sofrem desse mal. O que está acontecendo?
- Quais as atitudes que você toma para prevenir o estresse?
- Quais os efeitos negativos que o ser humano pode sofrer caso não saiba gerenciar o seu estresse profissional?
- Na sua opinião, qual a melhor forma de fugir dos efeitos negativos do estresse profissional?
- O estresse é algo comum no seu cotidiano: você vive isso no trabalho ou já presenciou outras pessoas sofrendo de estresse?
- Como você reagiria sofresse de estresse no trabalho?
- A competitividade no mercado de trabalho contribui para o surgimento do estresse profissional. Explique como as organizações podem auxiliar seus colaboradores a minimizar o estresse?
- Você acredita que um problema se torna "menor" quando compartilhado? Argumente.
- Existe uma atividade profissional que não cause estresse?