segunda-feira, 8 de março de 2010

FAÇA A DIFERENÇA: Marketing de impacto é Marketing socialmente relevante

Somos invadidos diariamente por dezenas, talvez centenas, de estímulos publicitários diariamente. Poucas iniciativas realmente divulgam uma mensagem que valha a pena, uma vez que apenas apresentam produtos.

Algumas empresas pensam em ir além desse paradigma de exposição do produto e avançam no sentido de criar um relacionamento com seus clientes. Digo relacionamento num sentido mais real e dinâmico e não apenas no tradicional CRM (customer relationship management) para trocas comerciais.

Sabemos que as empresas num sistema capitalista visam o lucro e falar sobre responsabilidade social e cidadania puramente seria leviano. Mas devemos ser sensatos num ponto: precisamos cuidar de nosso mundo ou ele acaba. Os recursos são limitados, as gerações se sucedem e talvez queiramos deixar um mundo aprazível para nossos filhos e netos.

Agora, se o objetivo é ainda ganhar dinheiro, táticas de responsabilidade social também funcionam. O consumidor fica atento às empresas que fazem campanhas com viés social.

Abaixo coloquei alguns videos que chamaram muito minha atenção pela genialidade e inovação.




Depois dos bancos, as seguradoras talvez sejam as empresas com uma percepção popular de ganhar dinheiro nas nossas costas. É um dinheiro bem gasto, pago, e do qual não queremos fazer uso. Afinal, se usarmos o seguro é porque algo ruim aconteceu.

A Allstate, empresa estadunidense de seguros, lançou campanha sobre acidentes de carro nos quais adolescentes se envolvem e acabaram por atingir a sociedade com seu apelo. O vídeo acima mostra como podemos fazer algo além dos serviços prestados, ganhar em faturamento e promover um mundo melhor.






Essa peça televisiva já é das antigas, mas vale mostrar novamente. O interessante é que ela tem duplo impacto ao falar sobre a necessidade de inclusão das crianças numa sociedade que as acolha como cidadãs com direito a participar ativamente e utilizar os recursos disponíveis para usufruir do convívio social.





Na Espanha o pessoal foi além. Mostrou que além de tudo (ou apesar de tudo), pessoas com necessidades especiais podem contribuir para a sociedade. O impacto foi tanto da campanha, que acabou por mobilizar um país e até virou notícia internacional.





Aquecimento global está na moda, mas não necessariamente no cotidiano das pessoas. Práticas diferenciadas de convivência com menor impacto ambiental precisam ser discutidas de forma mais consistente com a população, as corporações e os governos. Essa campanha do vídeo acima também foi realizada no Brasil, mas não senti a adesão das pessoas (infelizmente).






A campanha da Bergenbier é controversa, porém interessante. A Romênia é o país europeu com menor número de feriados e os executivos da empresa se mostraram interessados em lançar uma campanha diferenciada, algo com um quê até de intervenção social. Sugeriram o direito dos homens de ter um dia só para eles.

Sim... se existe o dia internacional da mulher, por que não podemos ter também o nosso dia. Piadas à parte de que todos os outros dias são dos homens, a Bergenbier levou a campanha a sério, mobilizou a população e acabou por se destacar no concorrido mercado romeno. E mais, conseguiu convencer o legislativo de seu país a criar um novo feriado.





The Fun Theory mostra como campanhas podem mudar o comportamento das pessoas, inclusive para comportamentos mais saudáveis. Na minha última viagem para o Rio de Janeiro, tive a oportunidade de ter contato com uma peça no Metro, mas não estava com minha câmera para tirar uma foto e colocar aqui no post também. (se você mora no Rio e quiser tirar uma foto e mandar para eu colocar aqui, ficarei muitíssimo grato)

Pois bem, a peça impressa estava colocada no degrau das escadas e falava sobre um cursinho pré-vestibular. Tinha as informações sobre o cursinho e só... Todos aqueles degraus falando a mesma informação, e sem usar as escadas como âncora para passar uma mensagem... Que pena! O pessoal que bolou a campanha precisa ficar esperto e ficar mais atento.

A mensagem veiculada poderia ser que o cursinho X ajuda você a subir na vida, leva você para outros lugares ou coisa do tipo. Perderam o gancho e talvez até poderiam com isso fazer o povo usar mais as escadas se casassem a ideia com algo parecido como o piano do vídeo.


Enfim, propaganda pode ser algo mais.
Vender produto é fácil.

Venda uma ideia. Venda um mundo melhor!


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2 comentários:

Ana Lúcia disse...

Fábio,
Que legal foi ler seu post hoje. Também concordo que a propaganda pode ser algo a mais do que ela vem mostrando....

Beijos
Ana - FGV

Unknown disse...

Olá Ana! Qto tempo...

Obrigado pela audiência!!!

Mostrar o produto é simples, mas vender uma ideia para a sociedade é outra perspectiva completamente diferente. Responsabilidade social é importante e necessária.

bjo

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