quinta-feira, 11 de março de 2010

Escolhendo uma profissão: o que devemos levar em consideração?





Parece que todo mundo já resolveu, todos os amigos e colegas já decidiram... menos você? Despreocupe-se! Muita gente ainda está em dúvida, alguns até tentaram vestibular para vários cursos, inclusive passaram e largaram para tentar outro. Pode ficar tranqüila(o), o mundo não vai acabar se você acordou hoje sem saber que rumo seguir.

Escolher uma profissão não é moleza. Mas também não precisa ser as trevas. Jovens de todas as idades, e até aqueles que estão estudando ou já se formaram, se perguntam como devem construir uma carreira e construir uma vida profissional.

Geralmente, os adolescentes que estão cursando o ensino médio, consideram difícil fazer uma escolha ponderada a respeito do melhor caminho a seguir como profissional. Fazer esta escolha aos 16/17 anos é considerada, na maioria dos casos, como um processo bastante angustiante. Alguns acreditam ser muito cedo para fazer uma escolha tão importante. A escolha profissional é muitas vezes um momento crítico, se não de crise, na vida do adolescente e pode ser bastante conturbada.

As perguntas começam a aterrorizar os jovens: como e por que escolher um curso? Que caminho devo seguir para escolha de minha profissão? Com que área mais me identifico? Como saberei se vou escolher corretamente? Se não der certo poderei mudar? Como está o mercado para algumas profissões? Quando devo escolher? Posso mudar a escolha que fiz? No que implica essa mudança? Como posso direcionar minha escolha? Como saberei se vai dar certo? Como está o mercado para minha profissão? Quais são as possibilidades para desenvolver minha carreira profissional? Quais ocupações existem na minha área profissional? Como faço para entrar no mercado de trabalho?

Estudantes universitários também podem atravessar momentos difíceis ou de insegurança em relação ao curso que escolheram. Ao iniciar é comum questionar se existe compatibilidade entre habilidades/perfil do estudante e a profissão que escolheu cursar. Se o estudante escolheu uma profissão só porque o “teste vocacional” apontou ou porque alguém sugeriu, provavelmente esta decisão será questionada. A escolha deve ser baseada numa reflexão alicerçada sobre os vários aspectos envolvidos neste processo. Somente desta forma cada um pode “escolher” da melhor forma possível. Adultos que já terminaram seu curso e até mesmo já trabalham na área de formação, costumam ter dúvidas quanto a escolha feita e/ou até mesmo com relação ao reconhecimento de suas habilidades para progressão na carreira.

O que fazer então? Escolher uma profissão é fazer um exercício de intenso encontro consigo mesmo. Procure se informar, pense em si, converse com pessoas que o conhecem e podem lhe ajudar, procure um profissional que faça Orientação Profissional, enfim, decida depois de muito refletir e considerar várias opções.

O trabalho de Orientação Profissional propicia melhor reflexão sobre a tomada de decisão, as escolhas profissionais, quais cursos fazer vestibular e como se lançar num projeto profissional. Discutir sobre a importância do trabalho e suas possibilidades profissionais remete a uma visão crítica sobre o planejamento de um projeto de vida e sua inserção profissional. Assim, o atendimento em Orientação Profissional contribui saudavelmente para a formação do adolescente e do adulto como cidadão ativo e consciente de uma sociedade globalizada e, posteriormente, como diferencial no mercado de trabalho.

Estudos já comprovaram como a facilitação da escolha profissional reduz o nível de estresse e ansiedade do vestibulando. Logo, fazendo Orientação Profissional com um profissional qualificado, o jovem possivelmente estará mais bem preparado para o dia de prova de vestibular e mais tranqüilo frente essa, aproveitando melhor seus conhecimentos, otimizando seu rendimento e aumentando as chances de aprovação. Também, a Orientação Profissional potencialmente influencia na melhor colocação no mercado de trabalho – já que quem faz tal aconselhamento psicológico planeja estrategicamente sua carreira e investe adequadamente em seus projetos profissionais, sempre equilibrando vida pessoal e profissional.


Se você quiser fazer Orientação Profissional ou Planejamento de Carreira, é só ligar para (27) 3324-2455 ou 9245-7275 ou mandar um e-mail para fabionogueirapereira@gmail.com e marcar uma consulta.


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License