sexta-feira, 27 de junho de 2008

Pare de vender o que você tem. Comece a vender o que eles querem.

Essa é a nova frase da nova campanha conceito da IBM. Ela me faz recordar alguns pontos da disciplina de serviço que tive na semana passada e da de produto no mês de maio...

Nossas faculdades e universidades possuem hoje um paradigma profissionalizante em detrimento da construção de profissionais pensantes, determinados a fazer a diferença e capacitados para se engajar em projetos por um mundo melhor. Ok, esse não é o momento para discutirmos políticas educacionais num sentido lato. Entretanto, devo levantar uma questão importante.

Sabemos que não há crescimento econômico que possa absorver todos os profissionais formados anualmente em cursos superiores. [Na verdade, hoje a demanda é por técnicos; mas, nosso país se comprometue juntos a órgãos de fomento internacionais que eleveria o percentual de jovens com formação universitária.] Apesar do nome "superior", a educação "inferior" e "tecnicista-vazia" que muitos jovens recebem não os prepara para um mercado de trabalho competitivo, nem para serem empreendedores [Sim, é possível aprender a empreender!].

Cursos formadores de profissionais liberais não dispõem de cadeiras optativas que ensinem aos jovens como montar o próprio negócio. Os cursos de graduação poderiam oferecer disciplinas sobre marketing, matemática financeira básica e administração de serviços. A taxa de insucesso de micro e pequenas empresas pode ser menor se os profissionais egressos das instituições de ensino superior tivessem em sua bagagem teórica noções de planejamento estratégico, engenharia de produtos e serviços e de administração de marketing.

Afinal, já diz a IBM - que aprendeu com seus próprios erros e se reinventou -, mais vale vender o que os clientes querem comprar.

Sempre é tempo de mudar.

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