domingo, 30 de março de 2008

Faça a diferença, seja um cidadão do mundo

O mercado de trabalho está a cada dia mais e mais competitivo e todo diferencial que possamos adicionar ao nosso currículo conta a nosso favor. Além disso, o processo de globalização no qual nos encontramos torna as distâncias menores, o tempo parece correr mais veloz do que o relógio e a necessidade de compreender o outro a partir de pontos de vista flexíveis e assertivos se faz primordial para que vivamos em paz e harmonia.

Ligados nessa tendência e incentivados pela valorização do Real frente ao Dólar, muitos jovens estão procurando agências de intercâmbio para estudar fora do país. Segundo o portal de notícias G1, a procura por programs de High School aumentou 30% neste ano. Se você ainda não se ligou no quanto uma experiência como essa pode mudar sua vida, procure ficar atento às mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e na educação em todo o mundo. No ano passado, a revista Newsweek dedicou vários números especiais sobre globalização, mercado de trabalho e educação.

Percebendo a necessidade de formação qualificada dos jovens o governo brasileiro já dá sinais de que investir em intercâmbio é vital para nosso país. Alguns passos - por hora modestos - estão sendo dados visando aumentar o fluxo de estudantes que se dirigem a outros países para agregar conhecimento diferenciado e retornar ao país. Algumas universidades brasileiras isoladamente iniciaram convênios com instituições extrangeiras no sentido de viabilizar um fluxo de alunos entre as universidades e maior troca de conhecimento. O governo também atua há anos com o mesmo objetivo atráves de bolsas para doutorado sanduíche concedidas pelo CAPES e pelo CNPq, além de estudar um projeto para ser implantado em 2009 com os cursos de graduação. Contudo, o número de estudantes que saem do país em tais condições é pequeno em comparação à necessidade de intercâmbio de nosso país e à demanda por profissionais sintonizados com o novo cenário mundial.

Eu fiz intercâmbio duas vezes e hoje trabalho na preparação de jovens para que aproveitem essa oportunidade ao máximo. Fique ligado! Aprender uma nova língua, uma nova cultura, fazer amigos e aprender mais sobre você mesmo(a), uma viagem a outro país e ao encontro do auto-conhecimento; intercâmbio é muito mais do que isso. Faça a diferença, seja um cidadão do mundo. Faça intercâmbio.

Quer saber mais sobre programas de intercâmbio?
Visite o site da World Study.

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License