sábado, 14 de fevereiro de 2009

E por falar em usar o telefone no intercâmbio...

Dando continuidade a nossa conversa sobre comunicação durante o intercâmbio, conheço pessoas que optam por levar celular ou comprar um lá quando chegam. Essa é uma decisão para a qual vale avaliar variáveis como o tempo de duração do programa, acesso a outras formas de comunicação e orçamento.

As operadoras brasileiras oferecem roaming internacional, mas, pessoalmente, acho um serviço caro. Como algumas pessoas preferem assim, resolvi postar alguma coisa sobre o assunto. Dividi as informações por operadora.

Claro
A Claro oferece roaming internacional para ligações em mais de 160 países mantendo o número do seu telefone. Alguns países oferecem acesso com tecnologia 3G e você pode enviar e receber fotos, e-mails a um preço de R$ 36,00/MB.

Lembre-se de ligar para *468 antes de viajar e ativar o serviço.

Vivo
O site da Vivo oferece informações sobre roaming internacional em solo, aéreo e marítimo em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Lá você pode encontrar detalhes de acordo com o continente e o país de destino, além de verificar se o seu aparelho tem suporte de acordo com o modelo.

TIM
cobertura de roaming internacional da TIM já atinge mais de 180 países permitindo que você faça e receba ligações, acesse à internet e envie e receba SMS, além de outros serviços. Tudo isso também pode ser feito a bordo de navios ou de aviões.

As tarifas as ligações são únicas por continente, facilitando o seu entendimento. E a Tim ainda oferece o serviço de roaming internacional para clientes Pré-pagos.

Se você é cliente TIM, ligue *144 antes de viajar para ativar o serviço.

Oi
Com o Roaming Internacional é possível utilizar o seu Oi no exterior sem enrolação. Você não precisa trocar de aparelho e ainda continua com o seu próprio número. Isso pelo menos é o que diz o site da empresa. Das operadoras consultados para esse post, a página sobre roaming internacional da Oi é a mais confusa e com mais informações truncadas.

Antes de fazer a sua viagem é só ligar para a Oi Atende (*144 do seu Oi ou 1057 de qualquer telefone se estiver no Brasil) ou disque +55 21 2729-1301 se já estiver no exterior. A habilitação do serviço é grátis. A Oi possui parceria com operadoras GSM de todos os continentes e o serviço está disponível somente para clientes Oi Conta que estejam com a 1ª fatura paga.

Em vários países a Oi possui acordo de roaming com mais de uma operadora. Nestes casos, você poderá utilizar a rede da operadora que preferir. Para saber maiores detalhes de cada operadora, bem como os serviços que funcionarão em cada uma delas, selecione o país desejado e selecione a operadora que deseja pesquisar na página da Oi.

A única restrição é para aparelhos sem tecnologia Tri-band. Em alguns países, apenas os aparelhos Tri-band (que operam em três frequências diferentes) funcionarão. Já no caso dos países que utilizarem a tecnologia 3G, será necessário alugar um aparelho nos aeroportos ou lojas das operadoras locais. O cliente poderá utilizar o seu chip Oi, mas os aparelhos Oi não são compatíveis com a tecnologia local.

DICA
Independente da operadora, vale lembrar que quando você sacar seu celular você estará fazendo uma ligação internacional para o Brasil e isso tem seu custo. Pense com carinho (ao seu bolso) se vale realmente a pena arcar com esse custo.

Entre em contato com a operadora, confira os valores e faça suas contas para não se assustar quando chegar a conta na sua casa.


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License