segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Parlez-vous français?

Os últimos 5 anos tem sido bastante interessantes para o comércio entre Brasil e França. Se você não fala francês e trabalha em uma área que abarque o mercado francês ou suas multi nacionais como clientes ou fornecedores pense na possibilidade de aprender a língua, pois ela pode fazer uma grande diferença no seu currículo e quando você for fechar negócios.


Segundo o Banco Central, o aumento nos investimentos diretos chegou a US$ 2,165 bilhões até outubro de 2008, ou seja, um crescimento de 75% no ano. A França saltou do oitavo para o quinto país em investimento estrageiros diretos no Brasil.

Os franceses se orgulham muito de sua cultura e, apesar de falarem outras línguas, dão preferência a sua língua pátria em tudo o que fazem. Certamente conversar com um cliente ou fornecedor diretamente em seu idioma é um plus a seu favor.

Eu mesmo senti na pele o quanto falar francês faz a diferença. Tive a oportunidade de viajar a Paris por alguns dias tempos atrás e meu inglês por melhor que fosse é inaudível para muitos franceses, que chegavam até a se fazer de desentendidos. Quando tentei arranhar meu pobre francês, eles faziam questão de me ajudar e se esforçavam para me entender.

2009 é o Ano da França no Brasil, assim como foi em 2005 o ano do Brasil na França.

O governo francês possui uma agência oficial de informação para brasileiros que querem estudar por lá. O site Campus France possui informações sobre bolsas de estudo, como tirar o visto de estudante e a cultura francesa.


Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License