terça-feira, 29 de abril de 2008

Praça de alimentação ou praça de guerra?


Na última sexta-feira (25/04) foi inaugurado mais um ponto de venda da Burger King. Há tempos a rede de restaurantes fast food era aguardada na capital capixaba. Enfim aberto o restaurante na praça de alimentação do Shopping Vitória e painéis instalados em suas pilastras, a guerra por consumidores se inicia.

Funcionários dos outros restaurantes pareciam olhar desconsolados para a imensa fila em frente ao Burger King. E o pessoal esperando para provar a novidade com muita paciência. A maior novidade para os consumidores capixabas foi o direito a refil na compra de refrigerantes médios e grandes. Eu recomendo o BK Staker triplo e o Big King, além, é claro da maravilhosa torta de chocolate.

Eis ali lado a lado, Subway e Burger King, para enfrentar aquele que é big mas não é dois... Vai encarar?

Sphere: Related Content

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Em busca de novas formas de ações promocionais ou Música 0800 para a galera

Napster? Acho que muitos jovens nem sabem que ele foi o início de toda a controvérsia no mundo virtual da música. Nesses tempo de compartilhamento P2P as grandes gravadoras estão de cabelo em pé. Milhões de usuários compartilham arquivos e as bandas procuram produtoras menores para ter acesso a seus fãs de forma mais direta e próxima. A pirataria também é um problema para a indústria fonográfica.


Muito já se discutiu sobre o assunto e parece que a queda de braço está no momento a favor de nós, ouvintes da boa música. Depois da iniciativa do Radiohead de lançar pela internet o álbum In rainbows, podendo o comprador escolher o quanto pagar (ou não pagar) pelas faixas, e de Prince entregar o álbum Planet Earth como encarte de um jornal, o Coldplay pretende manter táticas de guerra para chamar a atenção de fãs em potencial. O single Violet Hill poderá ser baixado diretamente de seu site gratuitamente por uma semana a partir desta terça-feira às 11h15 GMT. O álbum Viva La Vida or Death And All His Friends do qual faz parte somente será lançado em 12 de junho.


Mas as novidades não param por aí! A banda anunciou que fará dois shows com entrada gratuita no mês de junho: uma em Londres e outra em Nova York.

Melhor aproveitar e baixar músicas enquanto as bandas procuram renovar seu relacionamentos com os fãs. Nunca se sabe quanto isso vai acabar...

Sphere: Related Content

Intercâmbio profissional


Você está buscando chances de melhorar seu currículo?

Procurar um estágio ou um programa de trainee fora do país pode ser o início de uma guinada em sua carreira.

Leia a reportagem "CARREIRA: Empresas buscam profissional 'global' disposto a morar fora" e confira como passar um tempo em outro país pode fazer a diferença para seu futuro profissional.

Se estiver a procura de programas de intercâmbio de trabalho, clique aqui.

Sphere: Related Content

domingo, 27 de abril de 2008

Somos 22 milhões!

Segundo estimativas de uma pesquisa Ibope/Netratings realizada desde 2000, somos hoje cerca de 22 milhões de usuários residenciais de internet no Brasil. Somos campeões em tempo online: média de 22 horas e 24 minutos. Em segundo lugar estão os americanos com 19h52min; franceses em terceiro com 19h40min; e, japoneses com 18h29min.

A internet quebrou um barreira importante para os relacionamentos interpessoais. Antes de seu advento, outros meios de comunicação já contribuíram para a repetição de interações entre pessoas e a manutenção de relacionamentos. Entretanto, as novas tecnologias (internet e telefonia móvel) criaram um impacto considerável. Diversas ferramentas como blogs, Orkut, MSN Messenger e outros permitem que conversemos, façamos amigos e nos relacionemos de forma distinta. A necessidade de presença física e interação presencial foram dispensadas e substituídas por interações online que são por vezes mais reais do que virtuais. Assisti agora a pouco uma reportagem no Fantástico falando sobre um casal que manteve uma relacionamento virtualmente e se casaram no cartório por procuração assistindo tudo através de seus computadores bem longe do Brasil.

O mundo passa por mudanças profundas no que tange as possíveis arquiteturas dos relacionamentos interpessoais, acompanhando a planificação provocada pela globalização. Apesar de nem tão plano assim, a introdução em massa de novas tecnologias provocam alterações nos antigos padrões de comportamento interpessoal e transformam nossa cultura. Em duas pesquisas que realizei em 2006 e 2007, observei jovens que possuem amigos com os quais se relacionam tanto presencialmente quanto online diariamente, bem como jovens que possuem amigos com os quais nunca se encontraram pessoalmente.

Os cientistas do comportamento humano e dos relacionamentos interpessoais devem estar atentos a essas mudanças e realizar pesquisas que apontem as mudanças advindas dessa nova configuração social resultante da influência das tecnologias de comunicação.

Sphere: Related Content

Exportando cientistas?

Quero relembrar o caro leitor de ALPHA de nossa discussão do dia 18 de Abril sobre geração de empregos e o futuro do mercado de trabalho. Um dos pontos abordados foi a exportação de parte de nossa elite intelectual por falta de oportunidades em nosso país. Devo confessar minha surpresa quando ouvi de uma ex-colega do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES (onde cursei meu mestrado) que ela tinha se tornado estudante profissional. Segundo alegou a colega, diversos alunos se formam no ensino superior e passam longos períodos sem conseguir trabalhar ou trabalham em condições aquém de suas qualificações.
Vemos muitos alunos de universidades federais que não tiveram oportunidades de estagiar e adquirir a tão requisitada experiência se encontram diante de um mercado de trabalho competitivo. Assim, distorções de carreira ocorrem com frequência maior do que poderíamos esperar. Alunos que praticamente passaram toda sua graduação fazendo iniciação científica, não por se sentirem atraídos pela pesquisa ou pela docência, por falta de estágio de caráter profissionalizante prorrogam sua entrada no mercado de trabalho buscando mais qualificação através de cursos de pós-graduação. E se perpetuam como verdadeiros estudantes profissionais.

Ao graduarem esses alunos não conseguem emprego, continuam seus estudos em nível de mestrado, e, por vezes, mesmo após o mestrado, se sentem tentados a continuar no doutorado. Pelo simples fato de ser mais fácil continuar a estudar e ter uma bolsa de estudos do que se submeter às agruras de um mercado de trabalho que não quer pagar pelo seu conhecimento.
Outra saída para esses profissionais recém-formados é procurar emprego no exterior. Mesmo que a princípio tenham dificuldade de trabalhar na área de sua formação, muitos jovens optam por procurar condições mais favoráveis de trabalho em outros países. Alguns procuram se especializar no exterior e pretendem ficar por lá. Até quando isso vai continuar assim. Nosso país não suporta mais essa fuga de conhecimento e transferência de capital intelectual. Exportamos conhecimento e importamos tecnologia. Essa conta é bastante cara!
***

Recebi da atual representando dos alunos do PPGP/UFES uma mensagem sobre um abaixo assinado para pedir mais seriedade do governo em suas políticas de pesquisa e fomento. Abaixo coloco o link para aqueles que se sentirem de acordo assinarem.

Sphere: Related Content

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Simples, e melhor

Muitos profissionais de marketing perdem noites de sono e roem as unhas até o toco preocupados em criar produtos e serviços completamente inovadores e abocanhar uma grande fatia do market share. Eis que então surge seu filho de 5 ou 6 anos em pleno café da manhã, o caríssimo colega comendo sabe-se lá o que e lendo o Valor Econômico enquanto ouve à CBN. Vocês conseguem visualizar a cena? E aquela pergunta continua lá na cuca do meu querido colega marketeiro... Putz, o que posso criar de inovador?

A inovação pode estar mais perto de mim e de você do que imaginamos.

Pensar em inovação como algo nunca antes pensado em toda a história da humanidade, com tecnologia de ponta, para consumidores sedentos por algo a consumir. Será esse o caminho certo? Diz um grande filósofo [garanto que não sou o autor dessa máxima] que se você quer fazer algo novo, a primeira coisa que precisa fazer é começar raciocinar e perceber de forma diferente. Se continuarmos insistindo nas mesmas receitas (mesmas teorias, nas mesmas metodologias, mesmas técnicas), sempre obteremos o mesmo bolo, ou no mínimo bolos bem parecidos.

Por isso eu cozinho sem receitas. Digo, sem receitas oficiais. É claro que sei o que quero comer. Sim, sempre que posso provo um prato novo; e quando vejo algo interessante em revistas e jornais, mesmo que seja somente uma foto de um prato, fico pensando como ele foi feito. Depois vou para minha cozinha e faço como acho que deve ser feito. Devo confessar às vezes faço umas gororobas meio duvidosas. Porém, devo alertá-los que alguns já provaram de meus quitutes e algumas de minhas (re)criações foram aprovadas. Algumas dessas idéias culinárias, inclusive, degustadas e celebradas com louvor pelos criteriosos consumidores.

Ok, Fábio. Mas o que tem a ver meu filho de 5 anos, suas experimentações culinárias e a criação de novos produtos e serviços? Pois é aí, bem diante de nós que jazem as tão requisitadas inovações. Inovar pode ser mais fácil do que pensamos num primeiro momento. Em diversos momentos somos confrontados nas aulas do curso de MBA na FGV com a necessidade de criar produtos, fazer o planejamento estratégico deles e montar um plano de ação para seu lançamento no mercado. Vou guardar os exemplos para mim mesmo por enquanto. Nunca se sabe se alguma daquelas idéias são rentáveis, não é verdade?

Às vezes, produtos simples já são inovadores. Tomemos como exemplo a água flavorizada e gaseificada, vulgo H2OH da Ambev e Aquarius da Coca-Cola; o Wii da Nintendo, que nos trouxe aquele gostinho dos velhos tempo quando brincávamos de pique na rua; e, projetos de infra-estrutura.


In short, crie o produto que seu consumidor quer comprar.

Se quiserem ler mais sobre o assunto, sugiro:

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0916/mundo/m0156978.html

http://portalexame.abril.com.br/degustacao/secure/degustacao.do?COD_SITE=35&COD_RECURSO=211&URL_RETORNO=http://portalexame.abril.com.br/tecnologia/m0049784.html

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0916/tecnologia/m0156981.html

Sphere: Related Content

Não foi yesterday, mas ainda é tempo de postar...

Queridos leitores,

Quero me desculpar pela infreqüência nos posts em ALPHA.
Infelizmente, ficar sem computador durante as últimas duas semanas não foi nada fácil.

Comprei um notebook e achei que meus problemas estavam acabados. Tst tst tst Comprei uma máquina com o Windows Vista instalado. Uma epopéia que se iniciou na quarta-feira (22/04). Tentei desinstalar o Vista e instalar o XP. Sem sucesso. A máquina só aceita drivers de Vista. Será isso monopólio?!? A Microsoft negará até o fim dos tempos. Quem saber mais memória RAM resolve o problema...

Bem, não estou aqui para lamúrias ou lágrimas tortuosas escorrendo pelo rosto.

Quero compartilhar com vocês a minha satisfação em ter assistido à preciosa apresentação da Orquestra Camerata do Sesi do Espírito Santo. Jovens talentos tocando arranjos para peças dos Beatles. Fantástico! Teve direito a entrada com óculos escuros, bateria e o maestro convidando à platéia para cantar ao som de Hey Jude.


O Findes está de parabéns pela iniciativa de formar e fomentar a Orquetra Camerata. O maestro por preparar uma apresentação tão sensível ao gosto popular e de qualidade.

A próxima apresentação da Camerata será no dia 15 de maio com temática barroca.

Sphere: Related Content

terça-feira, 22 de abril de 2008

Stand by

Caros leitores de ALPHA,
As inovações tecnológicas certamente nos auxiliam sobremaneira.
Entretanto, apresentam seus entraves.
Por motivos técnicos, estarei ausente por mais alguns dias. [Meu notebook me deixou na mão.]
Um abraço a todos e até breve!

Sphere: Related Content

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Profissionais qualificados: futuro artigo de luxo?

Esse é o título da matéria publicada na Brazilian Business, revista da Câmara de Comércio Amaricana para o Brasil, em sua edição de março de 2008. Nela, Lairton Corrêa, gerente de Recursos Humanos da Petrobras fala sobre o grande desafio para os departamentos de Recursos Humanos em todo o Brasil. Basicamente existem três gargalos em nosso país para o problema em questão: a distribuição desigual de profissionais pelo país; o nível de qualificação dos profissionais disponíveis no mercado; e, a concorrência global por profissionais de ponta.


As grandes metrópoles ainda constituem local de convergência de profissionais. Muitas pessoas migram do interior para as capitais a procura de educação de qualidade e quando formados, esses profissionais não retornam ou demoram para retornar às cidades de origem. Muitas regiões sofrem de um mal oposto ao das capitais, falta mão-de-obra qualifica e as vagas demoram a ser preenchidas. E qual seria o motivo de tanta dificuldade de se levar jovens qualificados e profissionais gabaritados para as cidades de médio porte Brasil a dentro? Apesar do crescimento das cidades medianas no país, as grandes metrópoles oferecem a possibilidade de manter-se atualizado através da participação em curso e em congressos, bem como certa esperança em se conseguir um emprego numa empresa de maior porte. Devemos nos lembrar que quando se trata de jovens profissionais, ariscar uma mudança para outra cidade, principalmente de interior, nem sempre é bem vista no meio social. Às vezes, morar na casa dos pais e manter seu estilo de vida e, agora, com um adicional financeiro é bem mais viável e atrativo. Uma solução pertinente é a criação de centro universitários no interior e exigir que profissionais de alta demanda (profissionais da área de saúde, educação e infraestrutura) que estudarem em universidades públicas paguem pelos estudos logo após sua formatura em "estágios" nos quais poderão utilizar do seu conhecimento para solucionar diversos problemas das populações que hoje são desprovidas de serviços básicos e condições de vida adequadas. Tal programa mataria três cobras com uma única paulada: acabar com o desemprego de jovens recém-formados, oferecer serviços necessários à população carente e dar oportunidade de agregar experiência para tais profissionais.


O governo tem feito o dever de casa no que tange a educação em nosso país. Dispomos hoje de números graudos nas estatísticas referentes ao sistema educacional brasileiro. Entretanto, são mais números do que qualidade. O acesso à educação fundamental certamente melhorou e muito, porém, existem muitas escolas, se é que podemos chamá-las assim, como aquela casa da canção de Vinícius de Moraes.


Outro grande problema é a queda na porcentagem da população que consegue finalizar o ensino médio. Muitos jovens precisam entrar no mercado de trabalho para ajudar com as contas em casa e fica difícil continuar os estudos com a dupla jornada trabalho-escola. O ensino técnico ficou durante anos sem investimentos tanto financeiros quanto motivacionais. Os jovens criarão uma ilusão de que um diploma universitário seria a solução para sua dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. Que pena!... Hoje dispomos de um batalhão de profissionais com qualificação duvidosa sem eira nem beira. E o parque industrial de nosso querido Brasil precisando urgentemente de técnicos para alavancar nosso crescimento, como denuncia a reportagem da Revista Época. Sim, vários postos de trabalho formal são criados... Mas em que condições?



A terceira questão é a fuga de cérebros. Profissionais de ponta são levados para outros países porque não conseguem encontrar trabalho a sua altura no país. Esse movimento de exportação de conhecimento é prejudicial ao pais, visto que tais profissionais poderiam ser empregados em projetos importantes aqui no Brasil. É importante frisar que as vagas criadas e tão divulgadas pelo governo geralmente são aquelas de baixa remuneração e precárias condições de trabalho. Nosso país com sua história de imigração, tem passado por momentos de emigração. Exportamos nossos melhores profissionais e importamos tecnologia que poderia ser criada aqui no Brasil. Triste realidade que deve ser revertida com urgência.
Se você quiser saber mais sobre desemprego estrutural e fuga de cérebros, recomendo o capítulo de Marcio Pochmann em Direitos Humanos no Brasil 2006, relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.
Quem ganha com a globalização? Boa (e já antiga) pergunta. Acho que todos podemos ganhar, desde que criemos uma perspectiva ganha-ganha. Pense um pouco mais sobre isso.

Sphere: Related Content

Magnifique!


Se você gosta de comer bem como eu, vai adorar o site do Brasiliano. Esse restaurante é baseado na cozinha cantineira com um toque de Brasil e recebe a assinatura do notável Juarez Campos. Fui aluno do professor Juarez nos tempos do Leonardo da Vinci. Não conto quando foi... digamos que foi no século passado.

Bem, voltemos ao apetitoso assunto. Juarez sempre cuidou das receitas do seus pratos com todo o carinho como se fossem verdadeiras fórmulas alquímicas. É verdade! Provar de suas receitas é descobrir delícias indescritíveis, só degustando para saber o quanto são boas.

O site do Brasiliano fala de sua história e apresenta através de fotos esta aconchegante cantina. Também constam na página, link para conferir o cardápio, para serviço de delivery e até para simular uma festa de acordo com o número de convidados!
Para quem gosta de cozinha italiana, o Brasiliano é uma ótima opção.
Bon apetit!

Sphere: Related Content

ALPHA é notícia

O site da World Study colocou um link para o ALPHA. Clique aqui e confira!

Sphere: Related Content

quinta-feira, 17 de abril de 2008

The world is mine



Algumas pessoas acham que intercâmbio é coisa de jovem descolado. Isso é verdade! Mas, intercâmbio é uma experiência única que recomendo a pessoas de todas as idades. Como já postei antes aqui para os leitores de ALPHA, eu mesmo já fui intercambista duas vezes, hoje trabalho com treinamento e suporte psicológico de intercambistas e quero muito fazer um terceiro intercãmbio.

Existem vários tipos de programas, cada um com características próprias e se você pesquisar bem, com certeza vai achar um que é a sua cara. A World Study Educação Intercultural possui diversas opções para quem quer trabalhar no exterior ou estudar fora do Brasil. Se você não pode sair do país por algum motivo, pode deixar que o pessoal da World Study dá um jeito para você: que tal receber um intercambista na sua casa?

Fazer intercâmbio vai mudar sua vida radicalmente. Morar em um lugar diferente, aprender um novo idioma ou aperfeiçoar um que você já fala, conhecer novos lugares, fazer novas amides. Além disso, você pode dar uma caprichada no seu currículo e incrementar sua formação profissional. Intercâmbio é isso e muito mais. Só quem faz consegue entender o que acontece nessa experiência.

E aí? Ficou com vontade de ser intercambista? Espero que sim.
Se quiserem saber mais sobre tipos de programas de intercâmbio, entrem no site da Belta.

Farewell! Auf wierdersehen! "Vejo" vocês no próximo post... ou em algum lugar do mundo.

Sphere: Related Content

Dançar pra não dançar



Para aqueles que curtem festas mais alternativas e com gente bacana ao som de muito rock'n'roll, uma sugestão é a "festa da arquitetura" no Teacher's Pub no dia 26 de abril. Fica aí o convite.

Abraço a todos e até lá!

Sphere: Related Content

Racionais ou pura ilusão



Diversas teorias econômicas tentam prever o comportamento das pessoas, porém todas falham por entederem que sempre faríamos uma escolha racionalmente. Mesmo quando tratamos de bens materiais, outros fatores, como aspectos psicológicos e biológicos, atuam no processor decisorial. Assim, avaliamos as opções disponíveis, calculamos os custos da investida, o retorno do investimento e as conseqüências de tal tomada de decisão (ou da reprovação de tal escolha ou do direcionamento para outras possibilidades).

Escolher é preciso e faz parte da vida. Todo dia quando acordamos, decidimos se saimos da cama para ir trabalhar ou estudar. Decidimos o que comemos, o que vestimos, nossos amigos... O novo ramo da Economia Comportamental inclusiv e já é digno de nota através do meu colega Daniel Kahnema, psicólogo ganhador do prêmio Nobel de economia em 2002.

Eu não sei se vocês vão comprar o livro Previsivelmente Irracional — Como as Situações do Dia-a-Dia Influenciam as Nossas Decisões de Dan Ariely. Eu vou. Quem estiver curioso sobre as idéias de Ariely, é só ler a matéria da Exame.

Para aqueles que acreditam nos números, sugiro que confiram o inusitado site Cálculo Exato. Lá você pode fazer diversos tipos de cálculos financeiros, conversões de unidades e moedas e avaliar a quantas andam as suas dívidas. Vale a pena conferir!

Sphere: Related Content

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Quando você pensa na África você lembra da Copa de 2010?


Olá caro leitor!

Que tal ir para um lugar onde se produzem um dos melhores vinhos do mundo, onde você pode praticar esportes radicais, aprender inglês, surfar e interagiar com diversas culturas? O escritório da World Study em Vitória lançou o projeto Destino do Mês. E o país da vez é a África do Sul.

Hoje quero lhe convidar a visitar um país para lá de interessante e pouco conhecido pelos brasileiros: África do Sul. Isso mesmo... Lá tem muito mais do que futebol e safari. A África do Sul é um belo país com uma diversidade cultural incrível. Só para se ter uma noção, eles possuem 11 línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês (língua materna de 8% da população), Africânder (14%), idioma derivado do holandês com influências limitadas de línguas indígenas, malaia e inglês. As línguas nativas e oficiais incluem o Zulu (22%), Xhosa (17%), suázi (2%), Ndebele (1%), Sotho Meridional (7%), Sotho Setentrional (9%), Tsonga (4%), Tswana (8%) e Venda (2%).


Tirando o visto
Brasileiros não necessitam de visto até 90 dias (estudo, turismo e/ou negócios), basta apenas apresentar o passaporte com validade de até 1 (um) mês (da data de retorno ao Brasil), com pelo menos 2 (duas) páginas em branco e apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Como eu faço para chegar lá?
A South African Airways tem vôos direto de São Paulo para Johanesburgo. São em tordo de oito horas de vôo para a África do Sul. Os vôos saem às 17h30 e chegam em Johanesburgo por volta das 6h30 da manhã. Na volta, os vôos da South African Airways saem de Johanesburgo às 10h20 da manhã e chegam no Brasil por volta das 15h30.O Aeroporto Internacional de Johanesburgo é o maior da África do Sul e recebe 45 linhas aéreas dos 5 continentes.

Dirigindo na África do Sul
Lembre-se de que a mão vigente lá é a inglesa, ou seja, tudo vai parecer um pouco invertido na estrada. O limite de velocidade é de 120 km/h na auto-estrada, 100 km/h nas estradas menores, e entre 60 e 80 km/h nas cidades. Fique atento, pois mesmo grandes estradas passam por áreas residenciais onde o limite de velocidade é de 80 ou 60 km/h. Para dirigir você vai precisar de Carteira Internacional de Habilitação.

Informações e ajuda
Se precisar de ajuda, ligue para Informação Nacional de Turismo, no número 083 123 2345. Esse número também pode ser usado para assistência prática na substituição de documentos perdidos ou relato de acidentes.



Sphere: Related Content

domingo, 13 de abril de 2008

Workaholic ou worklover?

Nos últimos dias fiquei um pouco afastado dos posts atarefado com as aulas na FGV, preparando aulas para a disciplina que ministro no curso de pós-graduação em sexologia e assuntos domésticos. E, quando conferi meus e-mails, deide cara com duas reportagens sobre pessoas que trabalham demais. Momento de suspense... parei, respirei fundo e olhei de novo. Sim, era verdade. O New York Times publicou uma matéria sobre pessoas, mais especificamente bloggers profissionais, que trabalham até, acreditem!, morrer.
Você está deixando de lado outras atividades para se dedicar integralmente ao trabalho? Você vive para trabalhar ou trabalha para viver? Reflita sobre isso e pondere para qual lado a balança está pesando no momento.
Abaixo estão as duas matérias referenciadas nesse post.
Um abraço a todos e take care!

Sphere: Related Content

Você sabe como é o nome da sua profissão em inglês?


Sphere: Related Content

Evento da ABOP 0800 em Sampa


Sphere: Related Content

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Curtas

Algumas mudanças ocorridas nesse início de século podem mudar a configuração geopolítica. Passo a passo o processo de globalização traz novidades antes não esperadas por muitas pessoas.
Uma delas é o número de bilionários se deslocar dos EUA para outros países. Hoje, Moscou é residência de 74 magnatas segundo a Forbes. Manhatan parece não ser mais a capital mundial?

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0915/mundo/m0155884.html


Assim como a classe C no Brasil, capa de Veja desta semana, o mundo mulçumano tem se tornado mercado promissor. Várias empresas tem aberto filiais em países do Oriente Médio e no sul da Ásia, bem como universidades campi em metrópoles árabes.

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0915/mundo/m0155889.html


A indiana Tata Motors fabricante do famoso carro de US$ 2.500 comprou a Jaguar e negocia com Eike Batista a abertura de sua primeira planta no Brasil.
http://portalexame.abril.com.br/ae/economia/m0155419.html
http://portalexame.abril.com.br/ae/negocio/m0156561.html


Chaves confirmou ontem a nacionalização da Sidor, empresa com 16,6% de participação da Usiminas, dentre outras empresas.
http://portalexame.abril.com.br/ae/economia/m0156680.html


A Yahoo! tem sofrido assédio agressivo da Microsoft para aquisição da empresa que disponibiliza a seus usuários uma gama de ferramentas e serviços variados online. Na tentativa de agregar conhecimento e capital intelectual que seja diferencial para seu planejamento de defesa frente ao avanço do Google.

http://portalexame.abril.com.br/tecnologia/m0156662.html
http://edition.cnn.com/2008/BUSINESS/04/10/yahoo.microsoft.ap/index.html


David Neeleman, fundador da inovadora JetBlue e fundador da nova companhia de aviação brasileira (ainda sem nome), pretende deixar a JetBlue para se dedicar de corpo e alma ao mercado brasileiro. Entre os parceiros de Neeleman nesse empreitada estão nada mais nada menos do que George Soros, Armínio Fraga e bilionário Julio Bozano. Quem quer encarar essa fera? Acho melhor a Gol e a TAM começarem a fazer seu dever de casa.
http://portalexame.abril.com.br/negocios/m0156715.html


Last but not least: Coca-cola usa a rivalidade Brasil-Argentina para fazer campanha publicitária. Quem é melhor Maradona ou Biro-Biro???
http://portalexame.abril.com.br/negocios/m0156641.html

Sphere: Related Content

Faça sua parte e feliz 2008


No começo deste ano recebi um e-mail pela rede da World Study com uma mensagem muito bonita e inspiradora. Sei que já estamos em meados de abril, o infame mês no qual pagamos nosso imposto de renda. [Mas esse é um assunto que definitivamente não pretendo discutir nesse blog senão por motivos de força maior, tais como em caso de cataclismos, guerras atômicas ou invasões alienígenas.] Enfim, algum tempo já se passou; porém, muitos dias ainda nos restam neste ano de 2008 e nos próximos que se seguirão. Logo, creio ser importante compartilhar com vocês a iniciativa de Fábio Yabu. Nas imagens abaixo vocês podem ver como a criatividade pode ser usada em prol da humanidade.











A cada dia que se passa mais próximo chegamos da meia-noite final. Sugestão essa lembrada no título do último álbum do meu querido Linkin Park. Afinal, metal também é inteligente. Espero de todo coração que a mensagem chegue até vocês de forma arrebatadora e os façam despertar para a necessidade de mudarmos nossos paradigmas frente às resoluções que são tão necessárias nesses tempos sombrios.

Precisamos já de líderes que pensem além de nosso tempo e que nos ajude a construir um mundo melhor. Lembre-se: para mudar o mundo basta que você mude algumas atitudes suas, reflita sobre as conseqüências de suas ações e mude seu comportamento. É claro que não temos certeza dos desdobramentos produzidos por nossas ações. Digo, não sabemos nada além de nossas vãs especulações, por mais que elas sejam bem intencionadas. Assim se dá a Ecologia da Ação de Edgar Morin: nossa capacidade de antever as conseqüências é pequena, por isso devemos tomar cuidado com o que fazemos e constantemente acompanhar os produtos de nossas ações. Bem, eu luto por um mundo melhor. E você também está convidado para fazer parte deste time. Se cada um fizer sua parte, logo os resultados dão a volta no globo e aparecem diante de nossos olhos.

Entretenham-se com o clipe de What I’ve done, sexta faixa de Minutes to Midnight.

Sphere: Related Content

sábado, 5 de abril de 2008

Essa idéia é por um mundo melhor

A ArcelorMittal doou nesta sexta-feira (04/04) um prédio para a ONG Universidade para Todos na Serra [clique aqui para saber mais: 1 2]. Saber de tal iniciativa me despertou aquela sensação boa de que há sim esperança.
***

É óbvio que são poucos que podem contribuir dessa forma. Mas, devo lembrar-nos (me incluo na lista) que mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor requer ações simples, incisivas e constantes. Você já pensou em como pode contribuir para esse movimento? Pois faça-o agora!
Investir em educação é primordial para alavancar um país e aproveitar o recurso natural mais importante que dispomos: nós mesmos. Um povo que aprender a pensar e a processar as informações que recebe é certamente um povo que vive em condições de ser autor de sua história com dignidade e promoção de qualidade de vida a toda a população.
Aprender a aprender e aprender a pensar nos leva além. Conhecer nossa História e saber de onde viemos nos possibilita escolher para onde vamos. O conhecimento enriquece nossas ferramentas para analisar problemas e construir soluções plausíveis. Educação é a arma mais eficiente da qual um povo dispõe para mudar a direção de sua história.

Sphere: Related Content

sexta-feira, 4 de abril de 2008

E por falar em jornalismo


Bem, já que abrimos a porteira, vamos soltar mais uma notícia que pode mudar a carreira de muitos jornalistas Brasil afora.

A CNN está com inscrições abertas para seu concurso universitário de jornalismo.

Entre no site, faça sua inscrição e mude o destino de sua carreira! Imagine ter uma experiência dessa em seu currículo.

Sphere: Related Content

Dia do Jornalista: Cinema 0800 no Shopping Norte Sul


O Shopping Norte Sul vai comemorar o dia do Jornalista na próxima 2ª feira, 07 de abril. Todos os jornalistas estão convidados para comemorar esse dia com filme, pipoca e refrigerante. Apresentando um documento que comprove ser jornalista na bilheteria do Cine Ritz Norte Sul, o(a) jornalista ganha o ingresso para qualquer filme e ainda o vale-pipoca e refrigerante para aproveitar!
E mais: o acompanhante paga R$5,00 pelo pacote (ingresso+pipoca+refrigerante).

Poxa... pena eu não ser jornalista...

Segue abaixo a programação.

Dia 07 de abril - Dia do Jornalista
Cine Ritz Norte Sul
Confira a programação completa dos filmes e horários disponíveis no convite eletrônico ou ainda pelo site: http://www.shoppingnortesul.com.br/.

Um abraço a todos os jornalistas e bom filme!

Sphere: Related Content

Parece que o varejo tem estudado comportamento do consumidor...




Todos aprendemos sobre os 4 p's do marketing mix. Nos últimos anos, entretanto, as redes de supermercados estão querendo mudar um pouco a enredo desse conceito e dar um upgrade para P com letra maiúscula. É verdade pura! Alguns varejistas estão apostando em redes próprias de tv. Finalmente, essa idéia brilhante chegou ao Brasil. Afinal, muitas pesquisas apontam que apesar de fazermos nossas listas de compras em casa, 75% das decisões de compras nos supermercados são realizadas enquanto circulamos por entre as gôndolas.


Além disso, dispositivos como o TiVo estão arrepiando os cabelos das grandes redes de televisão. O Tivo não é popular em nosso país, mas o zapping de canal na hora da propaganda não tem garantido que a audiência está sendo alcançada pela propaganda nos intervalos da programação. O pessoal dos grandes canais televisivos devem estar de cabelo em pé. O que vamos fazer?, devem estar pensando.


Quem quiser saber mais é só clicar aqui para a matéria da Exame e aqui para ir para o site do aparelho que está ajudando a mudar os paradigmas sobre como fazer tv.

Sphere: Related Content

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Se você não for pra China, existem outras opções... Que tal a Irlanda?






O Futura, instituto de pesquisas residente em Vitória, apresentou resultados sobre uma pesquisa que investigou as preferências quanto ao local de trabalho: empresa privada ou funcionalismo público? Não vou revelar o resultado. Quem quiser confira no site do Futura. Eu posso lhes dizer que já passei em concurso público e prefiri continuar na batalha cotidiana do mercado de trabalho.

Separar um tempo para viajar e fazer um intercâmbio pode ser uma boa pedida. Afinal, é uma forma de se conhecer, conhecer o mundo, aprender uma nova língua, fazer amigos e destacar seu currículo no mercado de trabalho. O aprendizado do intercâmbio pode lhe abrir muitas portas.

Para aqueles que não se simpatizam com a idéia de ir para o outro lado globo, existem muitas outras opções. Que tal para a Irlanda?

Hein!?!?! Isso mesmo.




Principais vantagens de estudar na Irlanda
A Irlanda é considerada um país seguro (não faz parte de nenhuma aliança militar) e é um dos destinos mais baratos para estudar inglês na Europa. O país oferece reconhecida qualidade em ensino da língua inglesa para estrangeiros, por duas razões básicas: os professores são obrigados a ter diploma universitário e um certificado específico para ensinar inglês a estrangeiros. Em geral, o inglês falado em Dublin é considerado claro e fácil de entender, é só ouvir a rádio local para conferir: http://www.rte.ie/. O que é um diferencial para o mercado de trabalho e uma facilidade para o aluno, que pode aprender mais rápido o idioma.



Há uma forte identidade cultural entre brasileiros e irlandeses. Ambos são povos alegres, comunicativos, gostam de música e festa. Os irlandeses são considerados por muitos estudantes Espanhóis como os latinos do norte da Europa.



Dublin possui várias universidades e tem um clima universitário propício e uma atmosfera multicultural intensa. A população da cidade de Dublin em setembro de 2004 era estimada em 1.144,400 habitantes, sendo 190,800 entre 15 e 24 anos (17%) e 382,000 entre 25 e 44 anos (33%), ou seja, 50% da população (572,800 habitantes) tem idades entre 15 e 44 anos.



Dublin também oferece ótimas conexões aéreas para o resto da Europa, com passagens baratas para passear fins de semanas em outras capitais como Paris, Roma, Londres, Lisboa, Madrid, Frankfurt e Amsterdã. Se você for viajar pela Europa, é preciso levar uma carta da escola para mostrar à imigração. Visite os web sites de Aer Lingus: http://www.aerlingus.com/ e Ryan Air http://www.ryanair.com/ e confira as tarifas convidativas.


A Irlanda tem a melhor qualidade de vida do mundo (2005) de acordo com o Economist Intelligence Unit: www.economist.com/media/pdf/QUALITY_OF_LIFE.pdf.




Desde 18 de abril de 2005, portadores de passaportes brasileiros com permissão para ficar na Irlanda e registrados junto ao serviço de imigração irlandês, que queiram estudar inglês e trabalhar legalmente, simultaneamente, por meio período (até 20 horas por semana) ou período integral durante as férias escolares, devem fazer inscrição para um curso de inglês de no mínimo 15 horas de aulas por semana, e com duração de pelo menos 25 semanas (definido como um ano acadêmico), numa escola registrada, e que leva a uma qualificação reconhecida pelo Ministério da Educação e Ciência da Irlanda (TIE, Lower Cambridge ou IELTS).
Quer procurar emprego na Irlanda?
  1. www.nixers.com
  2. www.myjob.ie
  3. www.hoteljobs.ie

E, então... o que você está esperando?

Sphere: Related Content

Ah! Vai pra China, vai...











Muitas empresas chinesas estão chegando ao Brasil. Aqui no Espírito Santo já podemos encontar vários chineses pela rua, seja profissionais que estão trabalhando para seus escritórios na capital capixaba, seja aqueles que vendem quinquilharia.
Dê olho nos novos horizontes que se levantam com o sol vindo do oriente, o pessoal tem procurado cursos de Mandarin. Algumas escolas da cidade já oferecem cursos de Mandarin. Mas, se você quiser realmente agregar valor ao seu currículo, complemente com um curso lá na China.

A última vez que brinquei com uma amiga mandando ela pra China, não é que o marido dela recebeu uma proposta para trabalhar lá!?!? =)
Quem sabe você não é o próximo(a)?

Sphere: Related Content

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Virada Cultural

Você é daqueles que topa uma balada que exige muita energia, boa disposição e bom preparo físico? Então pode marcar na sua agenda. Vem aí a Virada Cultural em São Paulo. Mais de 400 atrações em diversos pontos espalhados pela capital paulista. A programação é bastante variada, incluindo shows de: Os Mutantes, Mundo Livre S/A, Zé Ramalho, Cesaria Evora, Jorge Ben Jor, entre outros.
O evento inspirado em intervenções culturais européias nas quais museus ficam abertos durante a madrigada promote agitar a noite paulistana. Um dos objetivos do projeto é aproveitar e estimular a diversidade cultural presente no caldeirão dessa imensa cidade.
Eu não poderei ir. (In)felizmente estarei em Vitória curtindo a brisa do mar. =)
Quem puder ir, vá e me conte como foi.

Sphere: Related Content

Você vai fazer Vestibular esse ano?

Se você for fazer Vestibular esse ano, fique atento para o ENEM.
Seu resultado no ENEM pode lhe ajudar a galgar posições na classificação.
As incrições começam em maio.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL385323-5604,00-INSCRICOES+PARA+O+ENEM+COMECAM+NO+DIA+DE+MAIO.html

Sphere: Related Content

Boas notícias para o trecho Brasil-Espanha




Para aqueles com destino à Espanha ou esperando pessoas vindas do além-mar, boas notícias foram divulgadas pelo governo brasileiro nesta terça-feira. Representantes dos governos do Brasil e da Espanha assinaram Madri um protocolo para tentar pôr fim à crise diplomática dos turistas barrados em aeroportos em ambos países.

Vários pontos são abordados nesse acordo entre eles:
1. Permissão para entrar em contato com o consulado local para receber apoio quando o viajante não for "admitido" no país de destino;
2. Acesso à banheiros e às malas;
3. Instalação de caixas eletrônicos nos terminais dentro das áreas de imigração para facilitar o saque de dinehiro quando houver a necessidade de apresentação de quantias mínimas para custear a estadia.
4. Encontros periódicos para discutir as questões relativas à imigração;
5. Reforçar o intercâmbio e a cooperação entre as polícias brasileira e espanhola.


Sphere: Related Content

terça-feira, 1 de abril de 2008

PREPARANDO-SE PARA A VIAGEM





O que levar na bagagem de mão?
São proibidos: desodorante aerossol, acetona, esmalte, lâmina de barbear, enxaguante bucal, maquiagem, remédios (só poderão estar na bagagem de mão os remédios a serem consumidos durante o vôo), perfume, hidratantes, cremes e vários outros líquidos, gelatinosos e embalagens enlatadas.
São permitidos: documentos, dinheiro, equipamentos eletrônicos portáteis, embalagens pequenas (somente as do tamanho estilo amostra grátis) de pasta de dente, escova de dente, escova de cabelo, snacks em embalagem transparente. Se fizer uso continuo de algum remédio, levar a receita médica e também não podemos esquecer de uma pequena muda de roupas (1 camiseta, 1 calça, 1 par de meias e 1 peça de roupa íntima)!
Lembre-se também de alguns extras como câmera fotográfica, calculadora, mochila pequena, despertador, adaptador de tomada (caso o país para o qual você for tenha tomadas com pinos em formato diferente do Brasil) e dicionário.
Declare todos seus eletrônicos na Receita Federal no próprio aeroporto no Brasil e guarde o comprovante. Você vai precisar dele quando voltar.
Leve cópia de todos os documentos na bagagem de mão.

O que levar na mala?
Agora que você já está com passaporte e passagem em mãos, está na hora de arrumar as malas! Mas antes de dar mais esse passo, fazer uma pesquisa sobre seu local de destino é super importante. Algumas coisas você não pode esquecer!
· Higiene pessoal: levar somente para os primeiros dias.
· Remédios: para remédios uso contínuo. Leve a quantidade exata que você irá precisar junto com uma declaração do médico e receita em inglês. Não se esqueça que é bom também levar um estojo de primeiros-socorros com o que você está acostumado a tomar para febre, dor de garganta, resfriados, dor de barriga, pílula anticoncepcional e etc.
· Roupas:
Roupa de cama: 1 de cada e lembre-se que possivelmente será deixado para trás.
Luva, gorro e cachecol: 1 de cada. Geralmente é mais barato e existem mais variedades onde você vai morar.
1 casaco de frio intenso: dê preferência para os revestidos em tecido sintético e que não deixam o vento penetrar.
1 roupa e sapato sociais: você vai precisar para seu orientantion day.
Roupas íntimas (cueca/calcinha, meias): 12 a 15 de cada.
2 pijamas.
3 calças jeans.
2 calças e casacos de moleton (cuidado que as 100% de algodão vão encolher na secadora).
1 ou 2 bermudas / saia / short.
12 camisetas confortáveis (pode ser 6 de manga curta e 6 de manga comprida).
1 par de tênis.
1 par de chinelos.
2 pares de sapatos confortáveis (ver se o empregador exige algum tipo específico para uniforme).
Roupa de banho.

Vale lembrar que no exterior é comum usar a secadora de roupas. Preste atenção na etiqueta das roupas. Aquelas que forem 100% algodão vão encolher se colocadas na secadora de roupas.
Confira na sua passagem e junto à companhia aérea o número de bagagens que você pode levar e o limite de peso. Geralmente são dois volumes de até 32 kilos cada.
Identifique suas bagagens: além da etiqueta que você receberá da World Study, coloque fitas coloridas em suas malas. Recomendamos colocar também dentro da mala uma folha com alguns dados (nome, endereço de destino, endereço de origem e números de telefone para contato) para caso sua mala for extraviada.

Outros lembretes:
Ligue para casa assim que chegar ao destino final.

Anote os telefones importantes como o do plantão da sua agência de intercâmbio e do seu coordenador local.
Lembre-se de comprar um seguro de saúde que cobre despesas médicas, internações e transporte em caso de acidentes ou emergências médicas durante a viagem. O custo é de cerca de US$ 1 a 2 dólares por dia de viagem. Sugiro o seguro de saúde internacional YOUNG CARE que cobre essas despesas. Informe-se sobre como adquiri-lo com sua empresa de intercâmbio.

É importante que você se planeje com relação às suas despesas no exterior. As formas mais seguras de levar dinheiro numa viagem internacional são Visa Travel Money (cortesia para aqueles que viajam pela World Study), cheques de viagens (traveller’s cheques) e cartões de crédito e de débito internacionais. Mesmo assim, é importante ter dinheiro (cash) com você, preferencialmente na moeda do país que você visita ou que seja fácil de ser trocada. Fazendo uma boa combinação entre estas formas de pagamento, e certificando-se de que alguém por aqui vai ficar responsável por pagar suas contas de cartão de crédito e checar constantemente se há fundos em sua conta corrente, você viaja mais tranqüilo e com a certeza de que terá como se virar no caso de qualquer emergência.

Durante a sua viagem você provavelmente terá que fazer escala em outros países, dependendo do vôo, portanto, também é aconselhável que você leve consigo algum dinheiro do respectivo país que você vier a fazer escala, caso necessite. Na maioria dos países e aeroportos internacionais o Dólar Americano é aceito, o que também é uma opção.

É aconselhável que você não ande com todo seu dinheiro no bolso. Procure guardá-lo em cofres no hotel ou em lugar seguro se você estiver hospedado em casa de família, levando com você somente o necessário, e o que você pretende gastar no dia.

Caso precise trocar dinheiro ou traveller´s cheques, prefira fazê-lo em bancos e casas de câmbio oficiais. Preste atenção às taxas cobradas, e nunca exiba uma grande quantidade de dinheiro em público.

Caso você seja roubado, o procedimento deverá ser o seguinte:
· Reportar o ocorrido ao posto policial mais próximo;
· Com a ocorrência nas mãos, e as cópias dos documentos, comunique o acontecido ao Consulado Brasileiro;
· Caso seja seus Traveller’s Cheques, dirija-se ao banco ou a companhia emissora, coma a ocorrência policial e o documento de seguro dos cheques.
· Caso seja o seu cartão de crédito, ligue para central do cartão imediatamente para que este possa ser bloqueado. Antes de sair do Brasil, não se esqueça de solicitar o número da central do seu cartão de crédito nos locais para onde você está viajando.

Restituição de impostos para turistas
Na maioria dos países, turistas têm direito a receber de volta o valor referente ao imposto sobre os produtos adquiridos. A isenção vale para mercadorias como roupas, eletrodomésticos ou perfumes, que serão trazidos para seu país. Ficam fora do programa os custos com hospedagem e alimentação. Você deve sempre perguntar se existe a possibilidade de reembolso do imposto antes de fazer a compra. O procedimento varia de acordo com o país. Normalmente, o turista deve apresentar o passaporte na própria loja na hora da compra, que irá fornecer um carimbo da loja e o valor da taxa a ser devolvida. Você poderá entregar este formulário em um departamento específico no aeroporto. Em alguns casos, você poderá receber o dinheiro no próprio aeroporto em moeda local ou receber o cheque posteriormente em seu endereço no Brasil.
E aí? Já decidiu qual o seu destino?
Se você procura opções de cursos de linguas, High School, trabalho no exterior ou bolsas de estudo, dê um pulo no site da World Study e confira qual é o intercâmbio com o qual mais se identifica.
Um abraço a todos e bon voyage!

Sphere: Related Content
Creative Commons License