quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

6 coisas que devemos saber


    1. Você não pode prever o futuro, mas você pde chegar perto disso.

    2. Você nunca será perfeito(a), mas você deve tentar chegar perto disso.

    3. Você vai falhar muitas e muitas vezes. Se você não está falhando, isso é um sinal de que você precisa fazer coisas mais interessantes.

    4. A única maneira de aprender qualquer coisa de verdade é fazer e repetir a mesma coisa até seu cérebro ficar de de saco cheio e chateado contigo para esquecer o aprendido.

    5. Todos temos algo a dizer, todos somos interessantes. Cabe a você ter humildade para reconhecer isso e aprender com o máximo de pessoas possível.

    6. Você está sempre errado(a) e o quanto antes entender isso melhor. Log que você sber disso, você estará livre para mudar e se adaptar. A estagnação mata.



Sphere: Related Content

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

The Visitor

Ontem à noite tive a oportunidade de assistir The Visitor. Excelente filme sobre globalização, imigração e etnocentrismo.

Acho que a dica cai bem com o post de ontem...

Assistam!

Sphere: Related Content

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Inspiração, criatividade e dedicação

Como prometi para vocês, vou escrever nas próximas semanas um pouco sobre o que tenho pensado sobre a vida e do material que me levou a refletir sobre coisas simples na sua devida complexidade.

Por indicação de Ricardo Magalhães do BIZREVOLUTION através do Twitter, entrei em contato com as palestras do TED - um projeto desenvolvido desde a década de 1980 com palestrantes que se destacam no seu campo profissional e compartilham um pouco sobre sua experiência.

Com frequência videos são postados na página do TED, com direito a legendas em variadas línguas – o que contribui para a divulgação das ideias e corresponde ao mote do projeto (Ideas worth spreading).

Hoje, vou conversar com vocês sobre duas palestras sobre criatividade que de certa forma me tocam no sentido de entender a necessidade de me instigar e motivar a continuar buscando meus sonhos e como nossa vida nos acrescenta elementos para construirmos algo original.

Elizabeth Gilbert escreve para revistas (Spin e GQ) há tempos e depois de tirar um sabático e rodar o mundo escreveu o best seller Eat, Pray, Love. Gilbert fala em sua palestra da fascinação por escrever e da dedicação e coragem de colocar ideias no papel.




Um dos pontos mais importantes de sua fala de pouco mais de 19 minutos é a pergunta que todos (nos) fazem: Você não tem medo de...?, e acrescente o que quiser: "não se superar em algo que fez de extraordinário", "nunca mais fazer algo à altura daquilo que você já fez no passado", "de escrever algo sobre o qual ninguém se interesse".

Sim, diz Gilbert. E concordo plenamente com ela. Sim. Todos temos medos. Por que temos medo de falhar, de errar? Talvez o porquê não seja tão importante. O que me importa realmente é o que fazemos, uma vez que reconhecemos e assumimos nossos medos.

Podemos ficar ansiosos diante da produção criativa. Inspiração que já fora considerada uma musa, um espírito que baixa na pessoa, atualmente é considerada parte da composição genética da pessoa. Nascemos com ela ou sofreremos de burrice e mesmice por toda a vida. Será mesmo assim?

Elizabeth Gilbert nos convida a não termos medo, de nos dedicarmos ao trabalho criativo, de nos engajarmos naquilo que acreditamos e nos parabenizar por aquilo que demos conta de produzir. Afinal, vocês está ali disposto e se dedicando ao que acredita. Imagine Van Gogh se parasse de pintar porque ninguém queria comprar seus quadros... o quanto perderíamos com isso.

Gostaria também de compartilhar a palestra de Amy Tan. Ela é escritora com Gilbert e percurcionista e back singer de uma banda que arrecada fundos para projetos de alfabetização. Amy Tan é nascida nos EUA de pais imigrantes da China e tem uma história de vida peculiar. Sua mãe queria que fosse médica ou pianista profissional. Para desgosto de todos, Amy seguiu outros rumos.




O ponto central da palestra é o nada e como dele surge algo. Amy Tan aponta 3 perguntas fundamentais:
  1. Por que as coisas acontecem?
  2. Como elas acontecem?
  3. Como faço elas acontecerem?
Em alguns momentos (talvez na maioria das vezes), não sabemos o que está acontecendo, mas sabemos que algo acontece. As coisas acontecem simultaneamente no universo, sem nosso consentimento, sem termos consciência dos eventos.

Amy Tan relata alguns eventos de sua vida que a fizeram refletir sobre a cadeia de acontecimentos e também gostaria de colocar alguns aqui para vocês. Pergunta filosófica básica: o peixe tem consciência da água?

No início do mês participei do I Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal e soube de uma pesquisa com alunos africanos que estudam na Universidade Federal do Espírito Santo. Segunda a pesquisadora, os alunos não têm noção do que é ser negro, porque nos países de origem não há discrepância quanto ao tom da pele, e no Brasil descobriram-se negros. De forma semelhante já me questionei sobre muitos de meus hábitos ao entrar em contato com culturas diferentes. Temos consciência da água? Descobrimos a água quando saímos dela.

Outra pergunta filosófica para finalizar: por que estamos aqui?

Chamemos acidente, incidente ou seja lá o que for. Existem crenças mil sobre nossa existência, mas esse não é o ponto que quero ressaltar agora. Gostaria de frisar uma correlação com o peixe da filosofada logo acima. Saia da água!

Aconteçam as coisas por sorte ou por uma questão aleatória, devo concordar que não há respostas completas, nem verdades absolutas. O conhecimento humano é metafórico: tenta falar da realidade, mas a perde; tenta abarcar a realidade e acaba aglutinando um monte de coisas no mesmo cesto. E por um efeito gestáltico de completação, nos enganamos acreditando que apreendemos por completo o que nos acontece, quando apenas fisgamos pedacinhos de nosso contato com o mundo.

Você pode estar se perguntando o que quero dizer com tudo isso...

VIVA!
Faça o que fizer, faça o que acredita ser o certo.
Uma possível verdade é que colheremos o que plantamos.
Então plante.

Sphere: Related Content

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Momento de fazer planejamentos

Enfim chegamos ao final de mais um ano e, apesar de pedregulhos pelo caminho, entre mortos e feridos, sobrevivemos, vivemos e compartilhamos alegrias mil.

Nestas semanas de festas, celebraremos nossas vitórias e conquistas. Porém, devemos também reservar um tempinho para pensar nossa trajetória e montar planos para 2010 (ou até para um período maior - quem sabe até... 2015, 2020?).

Bem, faça uma lista de seus valores. Coloque eles em ordem de prioridade.
Os valores são nossas referências pessoais, nossa bússola, placas no caminho para nos orientar o que devemos fazer, para onde devemos ir.

Agora, faça uma lista de suas prioridades. A que você tem se dedicado ultimamente. Coloque em ordem de importância.
E aí? As listas bateram?

Se houverem diferenças, pense se você está num momento de crise ou de transição. Seja sincero consigo mesmo. Ou você vive ou sobrevive: crises e transições não podem durar toda a vida ou longos períodos.

Ou será que as diferenças estão aí nessas listas porque você diz que esses são seus valores ou prioridades porque alguém te disse que tem que ser assim?

Pense com carinho sobre o assunto. Estamos falando da sua vida. Existe algo mais importante para nós do que a nossa vida?

Nos próximos dias, até por volta do final do mês de janeiro, teremos aqui em ALPHA posts sobre assuntos relevantes para um planejamento de vida (e por que não, profissional). Teremos ajuda de pessoas influentes na sociedade e que contarão para nós um pouco de sua vida e como aproveitaram o que colheram pelo caminho de forma positiva e estratégica.

Aguardo vocês nos próximos dias, para lerem aqui estes posts e assistirem aos videos.

BOAS FESTAS E ÓTIMO 2010!!!

Sphere: Related Content

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Aprendendo Gestão de Pessoas com Henry Ford e o YouTube> Trabalhos Específicos dos alunos de 3o. Período de Administração UNESC
















Esse semestre, depois de muito pensar sobre o assunto, decidi propor aos alunos do UNESC de várias disciplinas um jeito novo de aprender sobre a disciplina. Vocês já puderam ver em posts anteriores (post 1, post 2, post 3, post 4) os trabalhos em video feitos pelos alunos.

Creio que essa proposta seja uma forma de desafiar os alunos a entender o conteúdo da disciplina como algo mais próximo do cotidiano deles através da construção de um saber que lhes é próprio e valorizado como legitimo.

Acima postei videos da disciplina Gestão de Pessoas: Aspectos Comportamentais sobre uma das maiores furadas já vistas no mundo corporativo encabeçadas por ninguém menos que o tão venerado Henry Ford.

Após assistirmos aos videos juntos, discutimos sobre seu conteúdo e a experiência de gravar e editar o trabalho. Sim, muitos alunos reclamaram num primeiro momento. Mas, a expressão de contentamento e dever cumprido foi recompensadora.

De que me valeria ensinar sobre todas aquelas coisas "bonitas" em sala e não poder mostrar aos alunos que aquilo que estudamos era verdadeiro na prática (e não precisava ser na Google ou na IDEO).

O aprendizado foi absorvido de uma forma natural, legitimado e comunicado a todos os colaboradores (alunos e professor). A proposta de uma cultura organizacional (na turma) mais aberta e participativa foi recebida com estranheza num primeiro momento, para depois ser entendida como uma oportunidade de crescimento. Ganham alunos, professor e instituição.

Parabéns aos alunos de Administração (3o e 4o períodos), Ciências Contábeis (1o período) e Direito (3o período) pelo esforço e dedicação!


Sphere: Related Content

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mundo corporativo: just another bad apple...








Volta e meia nos deparamos com notícias sobre empresas que não cumprem seus deveres mínimos (leia-se cumprir as leis). Agora a nova modalidade de notícias - talvez nem tão nova assim - é criar produtos que fazem mal à população, ao meio ambiente e estimulam comportamentos alienados e antiéticos. Muito mais do que nós, ingênuos consumidores, sabemos rola nos bastidores das corporações.



Às vezes penso cá com meus botões de onde tiraram ideias tais como dessa propaganda da FIAT.

Recomendo que assistam aos filmes The story of Stuff e The Corporation (torrent para baixar) para ter uma visão mais crítica do capitalismo.


Sphere: Related Content

sábado, 12 de dezembro de 2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

smoke machine





Sphere: Related Content

Bom fim de semana a todos!

Como todos merecemos relaxar, falar bobagens de vez em quando e aproveitar as coisas simples da vida, hoje vou postar para vocês alguns videos.


Acho que muitos já viram esses videos, mas sempre vale a pena ver de novo... (isso não é merchadising... rsrs)
















Sphere: Related Content

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ferramentas para professores> tudo 0800!!!

É final de ano, os alunos entram de férias... e os professores começam a se preparar para 2010.

Hoje quero compartilhar com meus colegas de professores algumas ferramentas que podem auxiliar no planejamento e montagem de aulas.

Como havia postado anteriormente, plágio é uma coisa medonha. Mas, existem alunos que teimam em copiar trabalhos, usar fontes indevidamente, entre outras artimanhas. O DOC Cop é mais uma ferramenta que repasso para vocês pegarem o pessoal no pulo. É um site com software online 0800 e fácil de usar. Espero que gostem!

Caso queiram montar uma página para disponibilizar aulas para seus alunos, recomendo o Yola. Nele você pode agregar recursos como Twitter, Google Maps e outros para montar o material online. Se quiser, também pode montar uma página pessoal.

O Nibipedia é uma fonte de videos para você usar em suas aulas. Essa base de dados agrega material com conteúdo educativo e pode ser bastante útil para quem gosta de simplicar alguns pontos com videos.

Para quem gosta de mapas conceituais para organizar as ideias, use o mindmeister. Assim, os alunos acompanharão melhor seu raciocínio e entenderão as correlações entre os conceitos.

E, como não poderia faltar o Google, indico o tradutor e o dicionário para quem se deparar com termos em outras línguas.


Boas férias e bom trabalho!Link

Sphere: Related Content

sábado, 5 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dê um gás na possibilidade de contratação! 5 passos para fazer bonito na entrevista de emprego

Chegamos a mais um final de ano e muitas pessoas começam a fazer seus planejamentos para 2010. Espero que você também esteja nesse ritmo, já pensando em seus objetivos pessoais e profissionais para o próximo ano.

Hoje gostaria de dar algumas dicas para você render ao máximo na sua próxima entrevista.

1) Tenha um bom currículo
Acho que para começar bem, deve ter seu currículo montado. Mas não um currículo genérico. Eu monto um currículo para cada empresa que pretendo abordar. No currículo você deve colocar informações que sejam importantes para meu futuro empregador e que realcem minhas qualidades positivas que são aplicáveis a essa empresa. Essas informações devem ser exploradas durante a entrevista.

2) Pesquisa quais empresas empresas recrutar e saiba o quanto puder sobre elas
Isso mesmo! Você vai fazer uma lista quais empresas gostaria de trabalhar. Preste atenção em seus objetivos profissionais quando fizer esta lista.

As empresas pretendidas devem lhe agregar algo, seja pessoalmente ou profissionalmente. Mesmo se você está numa pior e procura trabalho a qualquer custo, não deixe isso transparecer para a empresa pretendente; afinal, ninguém quer um funcionário que está ali somente pelo salário. Segundo, apesar de não ser o emprego de seus sonhos, qualquer experiência de trabalho pode lhe agregar habilidades ou contatos importantes para uma próxima oportunidade.

Após fazer uma lista das empresas que lhe interessa, procure saber sobre elas. Na entrevista, você precisa mostrar porque você será um colaborador que agrega valor ao negócio. Aproveite também para perguntar sobre como sua qualificação poderá ser aproveitada e sobre o entrevistador. Mostrar interesse pela empresa e pelo entrevistador é um cuidado que o destacará na multidão de candidatos.

3) Prepare-se para a entrevista
Ensaie com alguém o que falar, tenha em mente seus pontos fortes e evita características suas que possam comprometer sua contratação. Lembre-se de sempre conhecer sua capacitação e características de personalidade. Procure se conhecer para se vender melhor.

Procure dormir bem no dia anterior e se alimentar direito. Separe uma roupa que lhe apresente bem. Roupas com decotes, cores extravagantes ou muito fashion vão chamar mais atenção do que sua qualificação.

Perfumes, cabelo e barba também devem ser observados. Algumas empresas possuem normas de conduta para seus funcionários e o uso de perfumes, cabelos muito coloridos e barba podem atrapalhar. Procure adotar uma aparência que mostre seriedade e confiabilidade.

Se você se candidatar a uma empresa do setor financeiro, de vendas ou para um escritório de advocacia, talvez seja uma boa dica os homens fazerem a barba e as mulheres optarem por maquiagem básica e discreta.

Só use roupas fashion se for trabalhar numa loja de surf ware ou afins.

Ah!.. Lembre-se de saber como chegar ao local da entrevista e se programa para chegar alguns minutos antes. Isso ajuda a se ambientar e acalmar os animos e também a evitar atrasos que o comprometam.

4) Durante a entrevista
Os 15 minutos iniciais são os mais importantes. Lembre-se que a primeira impressão tem um grande impacto na imagem que as pessoas fazem de nós. Tome uma atitude positiva e não monopolize a conversa.

Deixe o entrevistador a vontade, fale com ele(a) a partir do ponto de vista dele(a) e utilize seu estilo de comunicação. Mas, tome cuidado para não parecer que o(a) está imitando. Esse recurso tem o objetivo de facilitar a comunicação entre vocês. Outra dica importante é chamar a pessoa pelo nome.

Ouça atentamente o entrevistador. Assim você saberá como conduzir a entrevista a seu favor.

Fale a verdade, mas não critique sua última contrante e colegas de trabalho. Afinal, quem faz isso provavelmente fará o mesmo num entrevista futura, além de não ser nada ético.

Tome cuidado com gírias, expressões que possam ter mais de um sentido e com seus gestos. Olhe o entrevistador nos olhos e mantenha um sorriso sereno.

Pergunte sobre as funções realizadas pelo cargo ao qual se candidatou, suas responsabilidades e metas. Assim, vai ficar mais fácil falar de você e se vender para o entrevistador. Seja objetivo, claro, evite respostas longas e realce suas características com fatos relativos a suas conquistas profissionais.

5) Acompanhando o processo seletivo
Como saber quando vão te dar retorno sobre o processo seletivo e poder comemorar sua contratação ou avançar na procura de um bom local de trabalho?

Espere o entrevistador lhe dizer quando terá o resultado do processo seletivo. Caso não comente durante a entrevista, pergunte.

Caso souber a data de divulgação do resultado e não receber qualquer notícia, espere mais três a quatro dias e entre em contato. Não há um padrão de tempo para sair o resultado: alguns processos seletivos duram poucos dias, outros levam meses para serem concluídos. Tenha bom senso para saber quando contactar a empresa.


Se quiser aprofundar sua leitura no assunto, acesse aos links abaixo:

http://www.curricular.com.br/artigos/entrevista-emprego/dicas.aspx

http://www.administradores.com.br/artigos/5_dicas_para_entrevista_de_emprego/31772/

http://web.hbr.org/email/archive/managementtip.php?date=113009

http://www.abril.com.br/noticia/estilo/no_296768.shtml

http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI488442-EI4790,00.html


Sucesso na sua próxima entrevista!


Sphere: Related Content

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Creative Commons License