sexta-feira, 7 de maio de 2010

Somos tão evoluídos assim?






Algumas semanas atrás, estava eu dando aula no UNESC para meus queridos calouros de Ciências Contábeis. Apresentei para eles algumas teses do historiador britânico Arnold Toynbee sobre a ascensão e o declínio de sociedades e impérios.

Fiquei pensando no assunto, lembrei de um vídeo que fala sobre como nós, primatas com encéfalo desenvolvido e polegar opositor, acreditamos sermos o topo da criação/evolução (leia conforme sua crença).





Às vezes nos esquecemos o que nos diferencia dos demais animais. Talvez, nem tão às vezes. A cada dia penso que passamos a maior parte de nossas vidas imersos na ilusão de sermos o topo da lista. Até porque o topo da cadeia alimentar não somos mesmo... Quer tentar sobreviver no meio do mato? Seus planos podem ir por água abaixo.





Enquanto nos consideramos donos do mundo, filhos do dono ou seja lá o que, destruímos nosso próprio lar.

Não quero dar uma de ecologista. Sei que tenho minhas dificuldades em me adaptar para destruir o mínimo do meio ambiente e refletir sobre minha qualidade de vida. Afinal, o que é qualidade de vida? Essa pergunta tenho me feito diariamente nos últimos tempos, e a cada aula, através do encontro com meus alunos, essa reflexão mais fica viva.

Sonho com um mundo melhor.
Espero que eu possa fazer a diferença.

Sonhe você também!

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License