Nesta manhã de sexta-feira meio diferente, tive a oportunidade de assistir parte do programa Mais Você. Assisti a uma entrevista com o ator Bruno Gagliasso e descobri seu blog (www.gagliassoblog.com).
Bruno tem abordado em vários post o efeito das novelas sobre o comportamento de massas. Também tem discutido com seus fãs, telespectadores e curiosos o personagem Tarso da novela Caminho das Índias.
No último dia 30, Bruno postou um link para matéria do The Washington Post (clique aqui para matéria em inglês) e pediu a opinião dos leitores do blog sobre como percebem a influência da televisão, principalmente das novelas, sobre os espectadores.
Sempre que aparece algum comportamento específico nas novelas, sobretudo nas das 21 horas, pessoas marcam consultas com queixas apresentadas na telinha. Várias vezes atendi pessoas com histórias parecidas com as vividas pelos personagens: a amante, a bumímica, o esquizofrênico, entre outros.
É notável o papel das telenovelas na cultura brasileira. O marido de minha prima é mexicano e ele comenta que lá no México são também veiculadas novelas da Globo. Quando vem para o Brasil visitar nossa família fica espantado com a popularidade desses programas e seu efeito sobre as massas.
Quantas pessoas escolhem nomes de personagens para seus filhos, compram roupas como as usadas pelas mocinhas protagonistas ou sonham com a casa daquela família super chique da estória.
Se as novelas não tivessem qualquer efeito sobre a população, as grandes corporações não utilizariam de estratégias de merchandising para mostrar seus produtos sendo utilizados pelos personagens das novelas. Vocês já repararam como isso tem acontecido com muita frequência nos últimos 3 anos, principalmente nas novelas das 21 horas?
As esquivas dos dirigentes da Globo na reportagem do Washington Post são mera "humildade" para não revelar seu pote de ouro.
E você, o que acha? As novelas têm o poder de mudar a opinião pública?
Elas influenciam no comportamento da população brasileira?
Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião!
Abs a todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário