terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Incrível!!!! (e triste...)

Recebi hoje uma nota de repúdio do Conselho Regional de Psicologia a um edital que coloco ao final do post.

Há tempos venho pensando na ineficiência de nossos Conselhos regionais e do Conselho Federal em estabelecer melhores condições de trabalho para nossa classe. Não temos piso salarial, tabelas para serviços prestados ou direito a insalubridade.

Faculdades particulares de Psicologia pipocam a cada esquina sem laboratórios, estágios ou supervisão para os alunos, sem clínica para atendimentos e com baixos salários para professores que se esforçam para manter um mínimo de qualificação.

Com uma classe que aceita qualquer condição de trabalho para manter-se (ou sobreviver), temos de nos deparar com absurdos tais como o abaixo citado edital.

Reitero meu pesar por administradores públicos pensarem tal da capacidade de trabalho e da contribuição dada por nossa classe à sociedade e minha insatisfação com a ação dos orgãos de classe para lutar por nossos direitos e pelo crescimento qualificado de nossa profissão.

Segue a mensagem recebida do CRP 16:

Os Conselhos Regionais de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social vem, de público, formalizar veemente repúdio aos salários oferecidos pelo Edital de Processo Seletivo Público nº 02/2009 da Prefeitura Municipal de Cariacica. É lamentável que os salários definidos para essas profissões no referido Edital correspondam ao valor de R$ 449, 43 (quatrocentos e quarenta e nove reais e quarenta e três centavos).

 

A baixa remuneração apresentada no Edital juntamente com a intensa carga horária de trabalho (40 horas semanais) determinada apontam para uma clara e evidente precarização do trabalho, descompromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e enfraquecimento das políticas sociais públicas na perspectiva de direito dos cidadãos e dever do Estado.

 

Embora os Conselhos não tenham o poder legal de impedir tal Processo Seletivo Público, nossa ação nos permite efetivar processos políticos que venham fortalecer a imagem das profissões e a luta por direitos e políticas públicas. Assim, a organização e articulação dos conselhos ganha especial relevo no enfrentamento dos processos que aprofundam os rebatimentos da precarização do trabalho e da desvalorização profissional

 

Por essas razões reafirmamos nosso repúdio aos salários oferecidos pelo Edital de Processo Seletivo Público nº 02/2009 da Prefeitura Municipal de Cariacica.



Clique aqui para ler o edital.


Infelizmente, isso é o mínimo que um Conselho deve fazer...



Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License