domingo, 30 de março de 2008

Faça a diferença, seja um cidadão do mundo

O mercado de trabalho está a cada dia mais e mais competitivo e todo diferencial que possamos adicionar ao nosso currículo conta a nosso favor. Além disso, o processo de globalização no qual nos encontramos torna as distâncias menores, o tempo parece correr mais veloz do que o relógio e a necessidade de compreender o outro a partir de pontos de vista flexíveis e assertivos se faz primordial para que vivamos em paz e harmonia.

Ligados nessa tendência e incentivados pela valorização do Real frente ao Dólar, muitos jovens estão procurando agências de intercâmbio para estudar fora do país. Segundo o portal de notícias G1, a procura por programs de High School aumentou 30% neste ano. Se você ainda não se ligou no quanto uma experiência como essa pode mudar sua vida, procure ficar atento às mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e na educação em todo o mundo. No ano passado, a revista Newsweek dedicou vários números especiais sobre globalização, mercado de trabalho e educação.

Percebendo a necessidade de formação qualificada dos jovens o governo brasileiro já dá sinais de que investir em intercâmbio é vital para nosso país. Alguns passos - por hora modestos - estão sendo dados visando aumentar o fluxo de estudantes que se dirigem a outros países para agregar conhecimento diferenciado e retornar ao país. Algumas universidades brasileiras isoladamente iniciaram convênios com instituições extrangeiras no sentido de viabilizar um fluxo de alunos entre as universidades e maior troca de conhecimento. O governo também atua há anos com o mesmo objetivo atráves de bolsas para doutorado sanduíche concedidas pelo CAPES e pelo CNPq, além de estudar um projeto para ser implantado em 2009 com os cursos de graduação. Contudo, o número de estudantes que saem do país em tais condições é pequeno em comparação à necessidade de intercâmbio de nosso país e à demanda por profissionais sintonizados com o novo cenário mundial.

Eu fiz intercâmbio duas vezes e hoje trabalho na preparação de jovens para que aproveitem essa oportunidade ao máximo. Fique ligado! Aprender uma nova língua, uma nova cultura, fazer amigos e aprender mais sobre você mesmo(a), uma viagem a outro país e ao encontro do auto-conhecimento; intercâmbio é muito mais do que isso. Faça a diferença, seja um cidadão do mundo. Faça intercâmbio.

Quer saber mais sobre programas de intercâmbio?
Visite o site da World Study.

Sphere: Related Content

Prólogo - Vamos tomar um café?


Olá a todos! Sejam bem-vindos.

Esse blog é um projeto que criei depois de muito pensar sobre minha formação como profissional e pessoa, sobre a utilização da internet como ferramenta de (re)construção e cenário de mudanças.

Gostaria, desde já, de agradecer pela visita.
Chegue junto, puxe uma cadeira.

Há duas semanas, participei da XI Convenção Nacional da World Study, empresa onde atuo como psicólogo na preparação pré-embarque e no suporte psicológico para alunos e suas famílias durante o programa de intercâmbio. Para minha surpresa (e que boa surpresa!) fomos recebidos com uma proposta pra lá de interessante. Preciso ser bastante sincero quanto ao convite que recebi naquela quarta-feira à noite em Guaratuba, PR (cidade que poderia ser chamada de Guarachuva sem chiste qualquer devido ao trocadilho). Nem me lembro quanto foi a última vez que alguém me chamava para "tomar um café" no mais autêntico bom humor para a nossa tradicional cerimônia mineira de atualização do papo e de construção potencialidades transformadoras para os participantes do tal cafézinho.

Sei que do outro lado do mundo, as cerimônias do chá seguem protocolos rígidos e devem ser respeitadas pelo que representam para as sociedades das quais faz parte. Mas, convenhamos, nosso cafézinho à la mineira não deixa nada a desejar. E foi assim que se iniciou a viagem que culminou na idéia mirabolante de criar esse blog.

Sim, já havia tentado por duas vezes manter um blog, tanto no MySpaces quanto no Blogger. Entretanto, confesso a minha falta de disciplina em mantê-los atualizados. Hoje sei os motivos do insucesso das tentativas abortadas. Faltava um objetivo. E assim é qualquer coisa que façamos em nossas vidas. É preciso um objetivo claro para que saibamos aonde vamos e as razões para fazê-lo.

Bem, nosso objetivo aqui (nosso porque você já faz parte dessa empreitada) é construir um mundo melhor, liderando mudanças consistentes em nossas vidas e nas vidas das pessoas a nossa volta. Talvez você esteja aí pensando sobre como isso vai acontecer. Simplesmente de dentro para fora. Como assim? Começando por eu e você. Isso mesmo... A mudança começa em nós mesmos.

Agradeço mais uma vez sua visita (Ah! Volte sempre!!!) e novamente lhe convido a se sentir a vontade por aqui. Discutiremos sobre Psicologia, Política, Marketing, Mercado de Trabalho, Cultura e muito mais.

Eu já estou fazendo a minha parte. E você, o que está esperando?

Com licença... preciso ir agora. O café está pronto. Vou buscar e já volto, ok?

Sphere: Related Content
Creative Commons License