
Um dos famosos Ps do marketing mix ganhou roupagem nova para atender às necessidades criadas continuamente pelo crescimento econômico e pela criação de legislação pertinente ao descarte de produtos e/ou de suas embalagens. Atualmente contamos em nosso país com a exigência para produtores de baterias também se responsabilizarem com o despejo ou a reciclagem dos produtos. Algumas corporações também têm contribuído com o meio ambiente. E se os consumidores se responsabilizarem pelo que consomem, o avanço será imenso.

Antecipando adaptações frente a futuras leis ambientais, Casas Bahia, Whirpool e Wal-Mart investem em sistemas de logística reversa. Tramita no Congresso projeto de lei para a instituição de Política Nacional de Resíduos Sólidos. Considerando as mudanças no estilo de vida em nossa sociedade e a necessidade de cuidados com o manejo de resíduos, é eminente a discussão pública de questões ambientais que envolvam toda a população. Afinal, quando consumimos qualquer produto, temos como conseqüência direta a produção de lixo.

A logística reversa é a aplicação dos princípios clássicos no sentido inverso da cadeia produtiva, transportando embalagens e refugos de volta ao início da cadeia produtiva para que sejam reciclados e reutilizados. Num primeiro momento, as empresas coletam embalagens dos produtos entregues nas residências. O próximo passo é recolher produtos antigos, sobretudo eletroeletrônicos descartados por nós, consumidores.
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