sábado, 21 de junho de 2008

High is cool!

O escritório da World Study em Vitória enviará alunos capixabas para diversos países esse ano. Entre os alunos que participam do programa de High School e embarcam em agosto, temos aqueles que viajarão para os EUA, Canadá, Alemanha e Nova Zelândia.

No último sábado (14 de junho), o Departamento de Preparação e Suporte do escritório de Vitória preparou uma atividade radical para esses alunos. Logo cedo pela manhã, todos se reuniram em Vila Velha para subir o Morro do Moreno – ponto turístico que se destaca na paisagem ao lado do Convento da Penha. Os alunos mostraram muita garra e disposição para enfrentar a subida.

Superar os obstáculos teve uma boa recompensa. Esse treinamento foi desenvolvido com o objetivo de mostrar aos alunos como a vida de um jovem em outra cultura é diferente da realidade brasileira e, mesmo assim, muita divertida e prazerosa. Apreciar a vista maravilhosa das cidades de Vitória e Vila Velha foi parte do treinamento, bem como sensibilizar os jovens sobre os desafios que os esperam no exterior. Aprender a superar as dificuldades, curtir o processo de superação e aproveitar a nova perspectiva frente à situação que antes era problemática foram alguns pontos abordados no papo que tivemos lá em cima do Morro.

Sempre que enfrentamos obstáculos devemos procurar a ajuda da família, dos amigos e das pessoas próximas, seja na escola ou na comunidade. Com certeza, após o esforço e a resolução do problema, veremos a questão com outros olhos. Para incrementar essa experiência de reflexão, contamos com a participação de Erin, nossa estagiária americana. Erin estará no escritório de Vitória até a primeira semana de agosto compartilhando conosco e com nossos alunos suas experiências como intercambista na Tailândia e universitária nos EUA. Ela conversou com os alunos sobre como é importante aproveitar as oportunidades num novo país para conhecer a cultura e a língua. Falou também sobre a vida nas escolas americanas e deu dicas sobre quais atividades recreativas os adolescentes poderão fazer durante sua estadia em países estrangeiros.

Atividades simples como um passeio no parque, jogar boliche, patinação no gelo, esqui, surfar, e muitas outras, podem ser bastante divertidas. Morar noutro país de forma proveitosa é fazer o que os nativos fazem e viver seu estilo de vida ao máximo. Viver em outra cultura nos permite olhar nosso país e nosso cotidiano com outros olhos: mais maduros e cientes do que fazemos. Assim, podemos tomar uma atitude diferenciada da que tínhamos antes do início do programa quando lidamos com as coisas do dia-a-dia. Aprendemos também a pensar como cidadãos do mundo e entendemos que a globalização é mais do que a internacionalização da economia e da cultura.

Sphere: Related Content

Nenhum comentário:

Creative Commons License